A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Turismo
“Efeito oncinha” impulsiona visitas à Itaipu durante feriado de Páscoa
Tamanho da letra
17/04/2017

A bebê-onça, nova estrela do Refúgio Biológico Bela Vista, ajudou a impulsionar a visitação ao lado brasileiro de Itaipu entre a Sexta-Feira Santa (14) e o domingo de Páscoa (16). Foram atendidas 7.310 pessoas em todos os atrativos da usina.


Clique na imagem para baixar foto em alta resolução. Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

O “efeito oncinha” contribuiu para o aumento de 22% no número de turistas no Refúgio, em comparação ao mesmo período de 2016. E também ajudou o Complexo Turístico Itaipu a superar a expectativa para o feriadão, que era de 7 mil visitantes. Para o feriado prolongado de Tiradentes, de 21 a 23 de abril, são esperados 6.500 turistas. Na ocasião, a “estrela” poderá ser vista, no sábado e domingo.
 
O feriado católico coincidiu com o primeiro fim de semana de exibição ao público da oncinha, ao lado da mãe, Nena. A presença da dupla atraiu mais gente ao local. Ao todo, passaram pela reserva ambiental 481 pessoas entre sexta-feira e domingo. Em 2016, foram 395 visitantes no período.
 
Neste ano, para atender à demanda provocada pela oncinha, os grupos para o Refúgio foram ampliados de 25 para 40 pessoas. Muitos passeios saíram lotados. O maior destaque na visitação do Refúgio foi de moradores lindeiros, que têm gratuidade no passeio. O número desses visitantes aumentou 283% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Outros destaques foram o passeio com o barco Kattamaram (aumento de 182%) e a Iluminação da Barragem (10%).
 
Para os próximos feriados, o Complexo Turístico deve manter a mesma estrutura de atendimento, com horários extras para os passeios e equipes completas. 
 
"Preparamos uma estrutura para receber os visitantes durante a Páscoa e vimos que ela atendeu aos turistas de maneira satisfatória. Por isso, vamos repeti-la para Tiradentes e os próximos feriados", afirmou o gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites.
 
No Parque Nacional do Iguaçu, foram 26.160 visitantes durante todo o feriado da Páscoa.
 
Revezamento 
 
Quem deixou de visitar a oncinha no feriado de Páscoa pode vê-la durante o próximo fim de semana (sábado e domingo). O Refúgio definiu a escala de revezamento das onças no recinto. O pai, Valente, estará no espaço às terças e sextas-feiras – inclusive no Dia de Tiradentes (21).
 
Já a bebê-onça e a mãe estarão no local às quartas-feiras, quintas, sábados e domingos.
 
O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.
 
"Nesta fase, Nena, além de mãe protetora, será uma professora que ajudará a filha a desenvolver suas habilidades com segurança", disse o médico veterinário de Itaipu, Wanderlei de Moraes.
 
41 anos de turismo
 
No último sábado (15), Itaipu celebrou 41 anos de visitas turísticas. Nesta data, em 1976, a usina recebia seu primeiro grupo turístico, composto por 27 pessoas do Clube de Engenheiros do Rio de Janeiro.
 
Entrada gratuita
 
A visita no Refúgio Biológico não é cobrada dos moradores de municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu. O benefício também vale para a Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Polo Astronômico e Ecomuseu. O desconto é de 50% para o Circuito Especial e Porto Kattamaram e estacionamento no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.
 
Para ter direito ao benefício é preciso apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais. Mais informações sobre os atrativos turísticos de Itaipu e reservas no site www.turismoitaipu.com.br.