A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

H2Foz - PR
Workshop de turismo será transmitido via web
Tamanho da letra
04/09/2008

Começa hoje em Foz do Iguaçu um workshop sobre Turismo Rural, promovido pela Itaipu Binacional, em parceria com a Universidade de Pisa, da Itália, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A abertura do encontro será às 20 horas, no barco Kattamaran, no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli). O workshop propriamente dito começa amanhã (4), às 9 horas, no auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu e se estende até as 18 horas. Na sexta-feira, o horário será o mesmo.

 

O evento será integralmente transmitido pela Rádio Água, novo serviço de jornalismo da região de fronteira. Sediada no PTI, a rádio é uma agência de notícias que divulga conteúdos de áudio, voltados à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade. O projeto conta com o apoio da Unesco, coordenação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e operação do Instituto Água Vida.

 

O objetivo principal do projeto é informar as comunidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná sobre os cuidados a serem tomados com o meio ambiente. Nessa comunicação, destaca-se a readequação das atividades econômicas e dos meios de subsistência, que têm grande impacto sobre a rede hídrica. A Rádio Água também produz reportagens sobre temas relevantes para o desenvolvimento da região, como o uso das fontes de energias renováveis.

 

Para atingir seu público-alvo – formado principalmente por moradores da região de abrangência da Bacia do Paraná 3 –, a Rádio Água busca firmar parcerias com rádios de diversas cidades, em especial as comunitárias, funcionando como uma agência de notícias para esses veículos. No website, que está sendo desenvolvido inteiramente em software livre, é possível ouvir e baixar as reportagens.

 

Programação

 

O workshop de Turismo Rural contará com sete palestrantes da Itália, mais dois da UFPR, além de outros envolvidos em projetos realizados no Paraná. O evento reunirá, ainda, pesquisadores, acadêmicos, agricultores e profissionais de empresas públicas e privadas. No workshop, temas como política turística, agroturismo e agricultura sustentável em áreas protegidas também serão discutidos. A participação no workshop é gratuita. Para confirmar presença no evento, basta entrar em contato com Mariana, pelo telefone (045) 3520-6045 ou pelo e-mail marianac@itaipu.gov.br.

 

Serviço:
A transmissão do workshop será na quinta e sexta-feira, entre as 9 horas e as 18 horas, no endereço www.radioagua.org.