A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Brasil Energia Online - RJ
Unioeste treina para biogás
Tamanho da letra
10/10/2008

Começa amanhã (10/10) o curso “Atualização em Geração Distribuída de Energia Elétrica com Biogás”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Itaipu e a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. O curso vai até o dia 13 de dezembro, totalizando 120 horas, distribuídos em três módulos de 40 horas: Gestão de Biomassa Residual, Tecnologia do Biogás e dos Biofertilizantes e, o terceiro, Conversão de Energia e Geração Distribuída.

 

O curso se destina a profissionais formados com curso superior e que tenham experiência profissional na área de biodigestores, biogás, biodigestão anaeróbica ou geração distribuída de energia elétrica com biogás.

 

A solenidade de abertura será realizada às 19h desta sexta-feira (10), no Parque Tecnológico da Itaipu, em Foz do Iguaçu. De acordo com o coordenador do curso, professor doutor Armin Feiden, o objetivo central é difundir a maneira correta de distribuir a energia elétrica gerada pelo biogás, assim como de outras fontes de energia renovável, como o vento e o sol.

 

“Nossa intenção é uniformizar os conhecimentos para os diversos profissionais envolvidos na geração e distribuição de energia, repassando a eles estas novas alternativas e os últimos resultados obtidos nas unidades experimentais de pesquisa”, destaca.

 

Segundo Armin Feiden, o aproveitamento de resíduos para a geração de energia é um processo irreversível. “Não podemos mais desperdiçar nada, além do que, não tratados, estes resíduos poluem o meio ambiente. Em alguns países da Europa, como a Alemanha, os processos de aproveitamento de fontes de renováveis para geração de energia elétrica estão bastante adiantados. A intenção deles é que, até a metade do século, toda a energia elétrica consumida no país provenha de fontes renováveis”.