A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

BrasilTuris Jornal - SP
Um Festival de votos para as Cataratas
Tamanho da letra
24/07/2008

Melhorou, e muito, a colocação das Cataratas do Iguaçu na disputa para ser uma das 7 Novas Maravilhas Naturais. Depois de uma permanência inicial bastante preocupante, onde beirou várias semanas em posições nada condizentes, as Cataratas estãoi reagindo graças à uma série de esforços e já ocupavam a 18ª posição no final da tarde de hoje. Pela manhã chegaram às 17ª, a melhor entre todas as colocações do concurso promovido pela fundação suíça New7Wonders.

 

O Brasil aumentou o número de participantes concorrentes com o ingresso de outros dois atrativos, o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e o Pantanal Matogrossense. Ambos entraram com boa ascensão, o Pantanal apareceu em 82º lugar e já está como 69º, enquanto o morro carioca entrou em 83º e subiu para a 73ª posição.

 

Do grupo que agora é de cinco concorrentes brasileiros, a região Amazônica com o Rio do mesmo nome ainda está com a melhor colocação, é o oitavo. Fernando de Noronha desceu duas posições e aparece agora como 24º lugar, em queda acentuada.

 

A ascensão das Cataratas estava sendo esperada depois da repercussão das últimas ações, como o lançamento da campanha de votação no Festival Internacional de Turismo, no final de junho, em Foz do Iguaçu. Também dos postos de votação implantados no Parque Nacional, e da motivação geral dada pelo Comitê de Apoio Vote Cataratas, que nesta semana apresentou as novas peças publicitárias da campanha que será exibida até o final de dezembro, data de encerramento da primeira fase de votação para os 21 finalistas.

 

Entre os destaques do material está vídeo que lembra a rivalidade existente entre brasileiros e argentinos no futebol, mas que nessa campanha tem a união pelo mesmo objetivo, eleger as Cataratas, uma das novas maravilhas natural do planeta. O Paraguai também deverá se incorporar e a Federação Brasileira dos Conventions – secção Paraná – também já aderiu.

 

A campanha para a votação nas Cataratas tem recebido importantes apoios, como os canais de televisão da região Sul, emissoras dos grupos RBS (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e RPC (Paraná), afiliados da Rede Globo.

 

As empresas privadas de Foz e região, como hotéis, agências de viagens, lan houses e escritórios já disponibilizam links nos sites próprios, pontos de votação, banner como proteção de tela nos computadores dos business center, tudo para lembrar hóspedes e clientes e uma globalização da campanha.

 

“A prefeitura de Curitiba disponibilizou 500 mobiliários urbanos para colocar o material de divulgação da campanha Vote Cataratas e ainda colocaremos toten (painel) nos principais aeroportos do País”, informou o superintendente da Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla. A Itaipu Binacional é uma das principais incentivadoras da campanha ‘Vote Cataratas’.

 

Todos os admiradores do maior conjunto de quedas d’água do mundo, visitantes, turistas, moradores da região e o setor turístico em geral estão recebendo material sobre a participação das Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu que já possui o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (Unesco, 1986).