A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

MS Notícias - MS
Trabalho do Codesul é destaque em abertura de evento
Tamanho da letra
06/11/2008

Os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que tem como presidente o governador André Puccinelli, foram destaques na abertura da “Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados federados, províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) – Eixo Sul”, que acontece hoje (06) no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

 

“O Codesul já vem desenvolvendo a integração e é a prova concreta de que pode existir cooperação entre estados e países. Isso é fundamental para a construção do Mercosul”, afirma o subchefe de Assuntos Federativos e coordenador do FCCR, Alexandre Padilha. Além de Mato Grosso do Sul, fazem parte do Codesul os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

 

Um exemplo disso, conforme Padilha, é a operacionalização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Mato Grosso do Sul, com a intenção de fomentar a atividade industrial, comercial, agrícola e de serviços, destinando crédito a longo prazo e baixos juros para empreśarios e produtores. O banco já operava nos demais estados que fazem parte do Codesul. “Essa experiência revela a importância da integração. O BNDR deve chegar também outro paises parceiros”, conta.

 

De acordo com o subchefe de Assuntos Federativos, com a criação do FCCR, asssuntos que não eram discutidos nas reuniões do Mercosul passaram a ter destaque, como por exemplo, a sanidade animal. “Mato Grosso do Sul é um grande estado produtor e agrícola e tem dificuldades na vigilância sanitária nas regiões de fronteiras. Isso será debatido para tentar uma forma de cooperação dos outros paises”, explica.

 

A Rodada de Integração Produtiva resulta de uma parceria da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos, que é a Coordenadora Nacional Brasileira do FCCR, com a Itaipu Binacional e Codesul. Um dos principais objetivos da Rodada de Integração Produtiva é ampliar o conhecimento das iniciativas do governo Federal, dos estados e regiões dos países do Mercosul e da América do Sul, de apoio à integração produtiva agrícola e turística.

 

Para a secretária-executiva do Codesul, Lídia Maria Ribas, o evento irá conduzir municípios, estados e paises a uma integração efetiva, tanto comercial como social e cultural. “É a integração das américas em busca de desenvolvimento”, avalia.

 

Após a abertura do evento, já começaram os dois seminários previstos: Integração Produtiva e Integração Turística. No Seminário de Integração Produtiva, a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, fará uma palestra, às 10h30, sobre a necessidade da integração da vigilância animal e vegetal nas regiões do Mercosul.

 

Já no Seminário de Integração Turística, a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, discursará sobre o tema “Roteiro Integrado Pantanal”, às 15h20. Amanhã (07), acontece a Mesa de Governadores, com a participação do governador Andŕe Puccinelli e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Também participaram da abertura do evento, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o diretor-geral paraguaio da Itaipu-Binacional, Carlos Mateo Baumeli, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, além de autoridades representantes dos paises, estados e municípios participantes.