A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

H2Foz - PR
Salão do Livro será aberto nesta sexta
Tamanho da letra
30/04/2009

O Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu será aberto nesta sexta-feira, 1º, às 19h, com a presença do governador Roberto Requião, da secretária estadual de Cultura, Vera Mussi, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi.

 

Durante a solenidade, a comissão organizadora fará homenagem ao patrono do evento, Roberto Requião. Em seguida, Vera Mussi fará a apresentação do projeto “Biblioteca Cidadã” e a Associação dos Empregados de Itaipu (Assemib) fará o re-lançamento da Campanha de Doação de Livros ao Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu.

 

Dando início às atividades do evento, Cristóvão Tezza, um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, fará a palestra “Ensaio da Paixão”.

 

De amanhã até o dia 10, o evento reunirá os maiores nomes da literatura local, regional, nacional e internacional. Também contará com atrações culturais para todos os gostos e públicos. Entre elas, shows, lançamentos de publicações locais, estaduais e nacionais, sessão de autógrafos, exposição fotográfica, contação de histórias, apresentações musicais e de peças teatrais, bem como atividades educacionais e lúdicas.

 

Paralelamente às atividades, haverá a Feira do Livro, com a oferta de mais de 20 mil títulos, divididos em diversos segmentos. As obras serão comercializadas com até 50% de desconto. A primeira edição do evento, realizada em agosto, atraiu mais de 60 mil pessoas.

 

Os autores

 

Entre os grandes nomes da literatura brasileira e estrangeira, participam este ano do Salão do Livro o escritor Pedro Bandeira, considerado o maior vendedor de literatura juvenil do país; Ignácio Loyola Brandão, ganhador do Prêmio Jabuti em 2008, na categoria melhor obra de ficção, com o título “O Menino que Vendia Palavras”; Lira Neto, autor da obra “Maysa: Só numa multidão de amores”, na lista dos mais vendidos da Revista Veja, e ainda o jornalista, escritor e ex-diretor da Radiobrás Eugênio Bucci.

 

A poeta Alice Ruiz e cantora Alzira Espíndola se apresentam na aula-show “Para Elas”, uma mescla de música e poesia". A Feira do Livro ficará aberta, durante a semana, das 9h às 22h. Aos sábados e domingos, das 9h às 20h.

 

O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, promovida pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e conta com o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria de Estado da Cultura.