A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Brasil Energia Online - RJ
Reservatório gera hidrogênio
Tamanho da letra
15/08/2008

Itaipu fechou parceria com a Unicamp para pesquisar produção de hidrogênio a partir da hidrólise da água - dissociação por meio de corrente elétrica. O objetivo é desenvolver meios de aproveitar a água excedente do reservatório da usina - volume não turbinado - para armazená-la sob a forma do gás, em estado liquefeito. A meta é operar uma planta de produção num horizonte de dois anos.

 

O projeto executivo dessa unidade será entregue oficialmente nesta sexta-feira aos responsáveis pelo Laboratório de Hidrogênio da Unicamp por representantes da diretoria da empresa binacional.

 

O pacote de trabalho com a Unicamp inclui pesquisas sobre veículos elétricos híbridos movidos com célula a combustível e também experiências com um microônibus abastecido de hidrogênio. Todas essas atividades estarão concentradas num laboratório de 600 m² denominado oficialmente Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio de Itaipu.

 

Estão previstos ainda a formação e treinamento de pessoal especializado para atuar no programa. Já há nos projetos dois alunos de mestrado paraguaios e dois brasileiros.