A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Página Rural
Redes de Ref. apresentam resultados no Vida Orgânica
Tamanho da letra
04/06/2008

A Itaipu Binacional promove, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 ), no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, e no Centro de Eventos daquela cidade, o Vida Orgânica 2008. O objetivo é expor a agricultores, extensionistas, pesquisadores, acadêmicos, professores, profissionais de saúde, gestores públicos e à população em geral, mais informações e conhecimento sobre Agroecologia e preservação ambiental.

 

A Agroecologia é uma vertente da agricultura que une aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos procurando avaliar os efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos naturais e na sociedade em geral. Ela tem como princípios fundamentais a utilização racional de recursos naturais, proporcionar uma melhora financeira ao agricultor familiar e oferecer ao consumidor alimentos livres de agrotóxicos.

 

Os organizadores do evento prepararam palestras, oficinas e debates com o intuito de ampliar os conhecimentos técnicos dos participantes para uma agricultura sustentável, além de discutir políticas públicas voltadas a essa finalidade.

 

As Redes de Referências para Agricultura Familiar, projeto desenvolvido em parceria entre IAPAR e Instituto Emater, vão coordenar a oficina que tem como tema “Referências de Sistemas Agroecológicos – Quanto Produzem? Quanto Custam?”.

 

A equipe das Redes irá apresentar também resultados das Redes de Agricultura Orgânica do Oeste e das Redes Agroecológicas do Centro-Sul. Além do IAPAR e EMATER, participam das Redes de Agricultura Orgânica a Itaipu Binacional, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor - CAPA e a Bio Labore.

 

Paralelamente ao III Encontro Regional de Agroecologia, o Vida Orgânica 2008 contará com uma Feira de Sementes Crioulas, Feira de Produtos Orgânicos e a palestra “Os venenos em nossos pratos”.

 

Promovem o evento, além da Itaipu Binacional, o Instituto EMATER, IAPAR, Instituto Maytenus, CAPA, Unioeste e Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.

 

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site www.celebraeventos.com.br/vidaorganica.