A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Paraná Online
Pelas águas do Lago de Itaipu
Tamanho da letra
04/06/2008

Passeio de barco estilo catamarã é a mais nova opção em Foz do Iguaçu.

 

Agora os turistas que estiverem em Foz do Iguaçu vão poder conhecer o cenário grandioso que emoldura o Lago de Itaipu a bordo de um barco de estilo catamarã. Promovido pela empresa Macuco Ecoaventura, o passeio é o mais novo produto turístico do Destino Iguassu e teve sua primeira saída no feriado de Corpus Christi.

 

O Kattamaram, como foi batizado o barco, já teve sua navegação liberada pela Capitania Fluvial do Rio Paraná. Segundo a gerente da embarcação, Rosemeri Godoy, em breve, serão oferecidos roteiros de curta, média e longa distância no Lago de Itaipu, até chegar ao Pantanal mato-grossense.

 

O barco e o roteiro

 

Com capacidade para 200 pessoas, o Kattamaram tem dois ambientes, interno e externo, e tem um restaurante climatizado, bares, TV de plasma com vídeo, som ambiente, antena de telefone celular e internet e banheiros específicos para portadores de necessidades especiais.

 

A empresa Macuco Ecoaventura está elaborando um roteiro que deverá ser executado no lago, em parceria com a Itaipu Binacional. Os detalhes estão sendo estudados para tornar o passeio um grande produto turístico que possa ser vendido nacional e internacionalmente. No roteiro estão incluídos passeio noturno para ver o espetáculo da iluminação da usina, Refúgio Biológico e atracar em cidades lindeiras ao lago. “Acreditamos que o roteiro fique pronto em 30 dias, porque queremos que tudo se torne bem agradável ao turista, uma vez que o passageiro vai permanecer em média duas horas dentro da embarcação”, informa o diretor comercial Adriano Santos.

 

Durante o tempo que o turista permanece navegando pelo lago de Itaipu, a empresa oferece serviço de guia de turismo para informar sobre os atrativos que cercam o lago, coquetel no solário e jantar ou almoço no restaurante do Kattamaram.

 

O barco não vai servir somente para passeios turísticos, mas para sediar eventos festivos como recepções de aniversários, casamentos, encerramentos de eventos negócios, e outros especiais nas noites de lua cheia.

 

Segurança

 

A segurança foi um item muito observado, tanto pela Macuco Ecoaventura como pela Capitania Fluvial. Por isso a empresa adquiriu balsas infláveis capazes de transportar até 220 passageiros. O barco de 35 metros de comprimento por nove de largura, foi totalmente desenvolvido com tecnologia brasileira. O Kattamaram conta ainda com um moderno sistema de tratamento dos efluentes, com caixas de contenção, repouso, cloração para aguardar evaporação do cloro antes de ser lançado fora. A embarcação possui duplo gerador de energias suprindo a necessidade do barco, contando também com um sistema especial de extinção de incêndio.