A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Canal Energia
Paraná e Itaipu vão desenvolver o plano da Bacia do Paraná
Tamanho da letra
04/06/2008

Previsão das partes é que o diagnóstico da bacia seja concluído até o final deste ano. Resultados serão apresentados a comunidade para sugestões Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente 03/06/2008 A secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, a hidrelétrica de Itaipu e o Comitê de Bacias do Paraná II assinaram nesta terça-feira, 3 de junho, um termo de cooperação técnica para dar início aos trabalhos do Plano de Bacia Hidrográfica do Paraná III.

 

O plano consiste no diagnóstico ambiental de uma área de 8,5 mil quilômetros quadrados, abrangendo 28 municípios do Oeste paranaense. Pelo acordo, a hidrelétrica entrará com os recursos, enquanto a secretaria disponibilizará o banco de dados e técnicos e o comitê será responsável por organizar e sistematizar as informações reunidas. A previsão das partes é que o diagnóstico da bacia seja concluído até o final deste ano.

 

Em seguida, o estudo será apresentado à comunidade para recolher sugestões para a construção do plano. Durante o diagnóstico será verificada a possibilidade de cobrança pela água, como já ocorre em outras bacias. No momento, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental paranaense está elaborando o Plano Estadual de Bacias Hidrográficas.