A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

BrasilTuris Jornal - SP
Lançamento do Festival das Cataratas em Foz
Tamanho da letra
18/03/2009

O festival Internacional de Turismo de Foz que agora terá o nome oficial de Festival das Cataratas, no aproveitamento do principal ícone turístico da região das Três Fronteiras, terá o lançamento oficial da edição 2009 nesta sexta (20) pela manhã, com solenidade programada para o  Rafain Palace Hotel e Convention Center, local da edição deste ano.

 

Pela primeira vez o Festival tem sua organização coordenada  pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), com apoio de empresas e entidades do trade turístico regional. Como nas anteriores, a Itaipu Binacional será uma das principais patrocinadores do festival, que recebe apoio institucional do Ministério do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, e da TAM  Linhas Aéreas.

 

O Festival será realizado entre os dias 17 e 19 de junho, no Rafain Palace Hotel e Convention Center. A expectativa de público é de 3,5 mil participantes dos países que compõem o Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -, além de  outros países como Chile, Espanha, Peru, França e a importante presença do trade turístico nacional.

 

A feira terá dois mil m2 e 130 estandes, com previsão de 200 expositores.  O Paraguai, por exemplo, já triplicou sua reserva para seis estandes. Vários estados e instituições já confirmaram a participação. Serão realizados, ainda, eventos paralelos, como a Rodada de Negócios, o Fórum Internacional de Turismo, e a IV Mostra de Excelência em Serviços do Trilha Jovem, além  da agenda social. A idéia dos organizadores é trazer um espetáculo de Mercedes Sosa para a noite de abertura.

 

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, o objetivo é consolidar o festival como um dos principais eventos de turismo regionais do Sul do Brasil e, também, do Mercosul. “Além disso, queremos transformar o festival numa oportunidade de realização de novos negócios, comercialização de produtos e de promoção do Destino Iguaçu”, afirma.

 

O presidente do Comtur, Paulo Angeli, assegura que todas as providências estão sendo assumidas para transformar esta edição como seqüência do evento.  Uma apresentação de lançamento  será definida para acontecer em São Paulo.

 

O Fórum  do Festival  receberá renomados pesquisadores e palestrantes de várias partes do mundo para exposições sobre o turismo mundial, como o professor Allan Mills, da Virginia Commonwealth University, dos EUA; o professor Hugo Romero, da Universidad Nacional de Chile, além do Prof. Mario Beni, especialista em Turismo e membro da OMT – Organização Mundial do Turismo, eoutros especialistas.

 

Informações: www.festivaldeturismodascataratas.com.