A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

AEN - Agência Estadual de Notícias
Lactec participa de protótipo do carro elétrico no fórum
Tamanho da letra
21/05/2008

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) participa do projeto do Carro Elétrico, coordenado pela Itaipu Binacional, com parceria da Fiat, Copel, Eletrobrás, CPFL e outras concessionárias. Parcerias internacionais também estão integradas. Durante o Fórum Global de Energias Renováveis, em Foz do Iguaçu, quatro veículos foram expostos para demonstração de funcionamento e test drive.

 

Por solicitação da Copel, o Lactec estuda o funcionamento das baterias e acessórios elétricos, eletrônicos e mecânicos do veículo. Em complemento ao projeto, estão em desenvolvimento os eletropostos. O instituto estuda também a autonomia das células de armazenamento de eletricidade dos carros.

 

De acordo com o diretor-superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, a participação do instituto no projeto é fundamental. “A área de baterias, que é um dos grandes problemas para o avanço no desenvolvimento de um projeto como esse é uma especialidade do Lactec”, diz.

 

Com a exposição dessas unidades em Foz do Iguaçu, as empresas que estão trabalhando em conjunto esperam alcançar o domínio tecnológico e a redução de custos. Com base nas tecnologias aplicadas em cartões pré-pagos de energia e de gás, o Lactec quer agora desenvolver um cartão pré-pago, para ser adaptado aos eletropostos.

 

De acordo com a diretora de Operações do Lactec, Sandra Mara Alberti, as perspectivas para a finalização do projeto e a produção do eletroposto em escala comercial são muito boas. “O comitê gestor, coordenado pela Itaipu Binacional, está trabalhando ativamente para a continuidade do projeto. Existem linhas de financiamento nacionais e até internacionais que estão sob estudo e consulta, e que poderão em breve, alavancar o desempenho das pesquisas”, explica.