A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gazeta do Povo - PR
Itaipu vira cenário de disputa inédita
Tamanho da letra
06/03/2008

Foz do Iguaçu – As melhores duplas brasileiras começam hoje, em Foz do Iguaçu, a disputa pela classificação à fase final da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Até amanhã, serão definidas as últimas 16 duplas – oito masculinas e oito femininas – que seguirão na competição, se unindo às outras 32 previamente garantidas para a chave principal.

 

Os campeões da etapa serão conhecidos no domingo. As finais serão transmitidas ao vivo no programa Esporte Espetacular, exibido pela RPC TV.

 

Com 16 etapas, pela primeira vez em Foz do Iguaçu, o campeonato será realizado em um dos cenários turísticos mais importantes do Sul do país: a Hidrelétrica de Itaipu. A arena montada no mirante principal da usina, em frente ao vertedouro, terá capacidade para 1,2 mil pessoas.

 

Os torcedores poderão acompanhar o espetáculo proporcionado por duplas como Ricardo e o paranaense Emanuel – atuais campeões olímpicos e mundiais, Franco e Pedro Cunha, Larissa e Juliana – tricampeãs do circuito e com vitórias acumuladas nas etapas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina –, Ana Paula e Shelda e a recém-formada dupla feminina Sandra Pires e Leila.

 

Depois de superar o qualifying em Florianópolis e terminar a etapa catarinense na nona colocação, o campeão olímpico na quadra Marcelo Negrão espera conseguir um desempenho ainda melhor ao lado de seu parceiro, o paulista Xuxo. A meta do ex-jogador da seleção brasileira é colocar a dupla entre as mais bem posicionadas do país nesta temporada.

 

A classificatória contará com quatro atletas que já venceram etapas do Circuito Banco do Brasil no Paraná. Campeão em Curitiba em 1993 e 2000, ao lado de Franco (CE), o cearense Roberto Lopes buscará a vaga ao lado do capixaba Magalhães.

 

Outro a vencer duas vezes na capital paranaense é o capixaba Loiola, campeão em 1992, com o carioca Anjinho, e em 2002, formando dupla com o baiano Ricardo. Nesta temporada, ele joga ao lado do conterrâneo Júlio.

 

Completam a lista de vencedores, os pernambucanos Lula e Adriano, em Londrina (2003), e o sul-mato-grossense Alex, que venceu em 2006, ao lado do cearense Hevaldo. Neste ano, Lula faz dupla com o carioca Pará, enquanto Alex entra na disputa com Celso (RO).