A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Pioneiro - RS
Itaipu, a usina que dá espetáculo
Tamanho da letra
03/07/2008

O espetáculo das águas não é exclusividade das Cataratas do Iguaçu. Distante poucos quilômetros, o Rio Paraná já atraiu mais de 14 milhões de pessoas interessadas em conhecer a maior usina hidrelétrica em produção de energia: Itaipu Binacional.

 

A usina se transformou em um ponto turístico. Também pudera: a construção impressiona pela grandiosidade. São 8 quilômetros de barragem, com 196m de altura, e 20 unidades geradoras, que operam 24 horas por dia. Itaipu abastece 25% do mercado brasileiro e 95% do paraguaio, com uma capacidade de produção de 14 mil megawatts.

 

Simplificando, é a queda de água que move a turbina e gera energia. Mesmo com a imensa quantidade - a vazão de apenas duas comportas é a mesma das cataratas - , quem vai a Itaipu não se molha. O piso da usina fica onde passavam os peixes. Para cima, são 70 metros de concreto e, para baixo, mais 104. Nos elevadores, os andares são indicados pelo nível do mar. Outra curiosidade é que os funcionários se deslocam de bicicleta, dada as dimensões do complexo.

 

Com todo este atrativo, a empresa criou o Complexo Turístico. O passeio mais simples é a Visita Turística, que começa com um documentário sobre a história de Itaipu e termina com paradas no vertedouro e no mirante central. Sem entrar na usina.

 

O visitante conta ainda com o Ecomuseu, onde a trajetória da usina e da região é contada, e o Refúgio Biológico Bela Vista, que preserva milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório.

 

Com o dinheiro dos ingressos a empresa investe em qualificação de funcionários e em ações sociais. Quem quiser entrar na usina tem outras duas opções: o Circuito Turístico Especial e a Visita Institucional Técnico-Científica, destinada a empresas, universidades e autoridades. Tudo deve ser agendado.

 

Saiba mais

 

A empresa é binacional pois utiliza o Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. O ritmo das obras de Itaipu foi equivalente à construção de um edifício de 20 andares a cada 55 minutos. Com o volume total de concreto da Itaipu poderiam ser construídos 210 estádios como o Maracanã. O ferro e o aço de construção utilizados em Itaipu seriam suficientes para edificar 380 vezes a Torre Eiffel. O vertedouro de Itaipu suporta uma vazão 40 vezes superior à média das Cataratas do Iguaçu.

 

Como agendar

 

Itaipu Binacional - Avenida Tancredo Neves, 6.702, em Foz do Iguaçu (Paraná). Circuito Turístico Especial e Visita Panorâmica - 0800-645-4645 ou reservas@complexoitaipu.tur.br. Visita Institucional Técnico-Científica - (45) 3520-6988 e 3520-6985 ou rp@itaipu.gov.br. Site www.itaipu.gov.br.