A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gazeta do Iguaçu
Itaipu reforça campanha do agasalho 2009
Tamanho da letra
03/06/2009

O Dia da Bondade deste ano, a ser realizado no feriado de Corpus Christi (11), deve estimular a participação da população na Campanha do Agasalho 2009. 

 

Promovido pela TV Tarobá e o Grupo Muffato, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), a proposta é arrecadar este ano, cerca 60 mil peças de roupas, calçados e cobertores. Pelo menos 10% a mais do montante angariado em 2008. Para isso, contará com a colaboração de vários parceiros, entre eles a Itaipu, a Receita Federal e o Super Muffato. Ao final, os produtos beneficiarão pelo menos 3,6 mil famílias carentes de Foz do Iguaçu.   

 

Durante todo o Dia da Bondade, marcado para 11 de junho, haverá 14 postos de coletas distribuídos em vários pontos da cidade. O objetivo é facilitar o recebimento dos materiais. Porém, até lá, segundo informou a presidente do Provopar, Judite Dalcin, os iguaçuenses e turistas podem fazer a separação dos donativos e levar até a loja do Super Muffato, na Avenida Juscelino Kubitscheck. 

No final do Dia da Bondade, todos os produtos arrecadados serão entregues aos 72 clubes de mães cadastrados no Provopar. Cada instituição atende entre 50 e 80 famílias carentes espalhadas por diversos bairros da cidade. 

  
De acordo com Judite, embora no ano passado o volume de doação tenha sido muito bom, como sempre, é possível melhorar ainda mais. Na edição anterior, cada clube de mãe recebeu em média mil peças de roupas e calçados, além de vários móveis e utensílios domésticos.
  

Colaboração

 

Para superar a marca de 2008, com o slogan "Não doe lixo, nem luxo, doe amor", Judite pede a colaboração de toda a comunidade. Pois, neste período de frio, muitas famílias carentes não têm condições de comprar um cobertor, uma blusa, um par de meias ou um moletom. E uma peça de roupa que não tem mais serventia para alguém, pode mudar a vida de outra pessoa. "Nós precisamos da ajuda de todos para atender as famílias de baixa renda espalhadas pelos diversos bairros da cidade", solicitou. E acrescentou: "Os doadores podem ficar tranquilos, pois as doações chegarão a quem mais precisa".

 
A Campanha do Agasalho, de acordo com Judite, está em sua 14ª edição. Além de Foz do Iguaçu, será realizada também em Cascavel, Toledo, Umuarama e Campo Mourão.
  

Itaipu

Segundo explicou a coordenadora do Programa Força Voluntária da Itaipu Binacional, Lilian Paparella Pedro Dias, a empresa montará uma força-tarefa nos dias 8 e 9 para arrecadar roupas, calçados e cobertores. Mutirões de voluntários percorrerão os principais pontos da usina para fazer a coleta. O principal posto será na Barreira de Controle da hidrelétrica, mas haverá também no Centro Executivo, Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista. Toda arrecadação dos empregados de Itaipu e de turistas presentes na usina nestes dias será levada ao posto de arrecadação montado no Super Muffato da JK. 

Postos de arrecadação

 

Além do Super Muffato da Avenida Juscelino Kubitscheck, haverá mais 13 postos para coleta das doações:
   
AKLP - Sede da Associação de Moradores
Jardim São Paulo - Av. República Argentina (Super Muffato)
Morumbi - Escola Municipal Emílio de Menezes
Parque Presidente - Capela Nossa Senhora da Conceição
Portal da Foz - Escola Municipal Dr. Dirceu Lopes
Porto Belo - Escola Municipal Monteiro Lobato
Porto Meira - Escola Municipal Cecília Meireles
Três Bandeiras - Escola Municipal Três Bandeiras
Três Lagoas - Escola Municipal João da Costa Viana
Vila A - Catedral Nossa Senhora de Guadalupe
Vila C Velha - Associação de Moradores
Vila Yolanda - Escola Municipal Prof. Lúcia Marlene Pena Nieradka
Cohapar - Escola Municipal Prof. Benedito Cordeiro