A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Correio Popular -SP
Iguaçu entra na briga pelo título de maravilha natural
Tamanho da letra
05/06/2008

Cataratas divididas pelo Brasil e pela Argentina precisam de 20 milhões de votos, via internet, para ser consagrada.

 

As imponentes Cataratas do Iguaçu, cartão-postal compartilhado por Brasil e Argentina, estão entre as candidatas a serem uma das sete maravilhas naturais do mundo e, para tanto, precisam do apoio de cerca de 20 milhões de votos pela Internet, na campanha organizada por uma fundação privada. Os promotores da campanha querem "um novo prêmio que terá grande repercussão nos visitantes" das Cataratas, disse seu ideólogo, o brasileiro Gilmar Antonio Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional.

 

As famosas quedas d'água sobre o rio Iguaçu foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1984.

 

Situadas no meio da selva, com uma flora e fauna exuberantes, as cataratas são uma das maiores atrações turísticas da América do Sul. Segundo dados oficiais, a previsão é de que 1,1 milhão de pessoas visitem o lugar do lado argentino, em 2008.

 

As cataratas, que ficam a 40km da cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a 17km da argentina Puerto Iguazú, são formadas por 275 quedas em forma de ferradura, em um arco de três quilômetros. As quedas são cercadas por um parque natural de 252 mil hectares, que se estende pelo território de ambos os países. Assim, os turistas podem admirá-las com vista panorâmica do Brasil e se aproximar, até quase tocar a água, da Argentina. Do lado argentino, pode-se avançar por uma passarela até muito perto da Garganta do Diabo, a queda mais imponente, de 80 metros de altura.

 

O espetáculo hipnotiza os visitantes, com a violência da queda d'água que produz uma névoa permanente, na qual os raios solares compõem múltiplos arco-íris.

 

"Vi fotografias há muitos anos, mas ninguém pode saber como é sem vir aqui e ver. É incrível, é maravilhoso", disse o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, como lembra o portal de internet que promove a votação para que as cataratas sejam consideradas uma das sete maravilhas naturais.

 

A região foi habitada pelos guaranis, um dos povos originários do Brasil, do Paraguai e do Nordeste da Argentina, que foram catequizados no século 17 por missões jesuíticas, cujas ruínas fazem parte da rota turística da área.

 

As quedas caem sobre o rio Iguaçu, que em guarani significa "águas grandes". Suas águas nascem no Sul do Brasil e desembocam no Rio Paraná.

 

Até o momento, a campanha em favor das Cataratas coletou pouco mais de meio milhão de votos e está em 26º lugar no ranking de sites promovidos no mundo, de acordo com o portal www.votecataratasdeliguazu.com. (Da Agência France Presse, em Buenos Aires)

 

A FRASE

"Pobre Niágara!"

ELEANOR ROOSEVELT
Ex-primeira-dama americana, ao comparar Iguaçu com as Cataratas de Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá.