A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

H2Foz - PR
Foz do Iguaçu participa do Festival de Turismo de Gramado
Tamanho da letra
12/11/2008

O Festival de Turismo de Gramado será realizado de 13 a 16 de novembro, no Serra Park, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. O Destino Iguaçu estará presente com a estratégia de marketing Foz do Iguaçu – Destino do Mundo, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR)/Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Instituto Chico Mendes, Itaipu Binacional e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB).

 

Lançada em outubro do ano passado, a campanha é destaque na imprensa e chamado a atenção de vários destinos, como Bento Gonçalves, Mar del Plata e Paraguai, que solicitaram uma explanação específica sobre o projeto.

 

Os organizadores do Festival de Turismo esperam um crescimento considerável nessa edição, pois a feira de negócios foi ampliada e a credibilidade aumentou, não só no Brasil e na América do Sul, mas também na Europa. A participação foi impulsionada através da comercialização de estandes entre países interessados em mostrar os destinos a profissionais de viagens de vários continentes, que estarão em Gramado.

 

Paraguai – O Destino Iguaçu também esteve presente na 5ª edição da FITPAR – Feira de Turismo do Paraguai. O evento aconteceu de 7 a 9, em Assunção, com um módulo instalado no estande de 64m², da Embratur. A FITPAR teve um crescimento considerável em comparação com a edição do ano passado, já que o Paraguai também cresce na presença do contingente de turistas emissivos para o país. Em 2007, o mercado paraguaio enviou 206.323 turistas ao Brasil e recebeu pouco mais de 450 mil visitantes.

 

Um estudo da Embratur, realizado em 2006, mostra que a permanência média do turista paraguaio no Brasil foi de 7,2 dias. Entre os destinos mais procurados, destacam-se: Balneário Camboriú, Campinas, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Projeto Destino do Mundo vira case

 

A estratégia de marketing Foz do Iguaçu – Destino do Mundo foi lançada em outubro de 2007 e desde então está sendo usada em feiras nacionais e internacionais e vem ganhando destaque pela imprensa por conta do dinamismo e otimização dos recursos aplicados de forma conjunta na divulgação dos atrativos turísticos que o Destino Iguaçu possui. O projeto foi aplicado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Itaipu Binacional e Iguassu Convention & Visitors Bureau, com apoio do Comtur, Sebrae e Instituto Chico Mendes.

 

Com o sucesso alcançado, o case passou a ser solicitado por diferentes mercados turísticos para ser apresentado aos dirigentes do setor de turismo. No próximo dia 18 de novembro, o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez apresentará o projeto para autoridades do turismo de Mar del Plata/Argentina. Nos dias 3 e 4 de novembro, o presidente do Comtur, Newton Paulo Angeli, participou o 2º Fórum Municipal de Turismo, a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves/RS (SEMTUR) para falar sobre a estratégia de marketing.

 

Durante a realização da Feira de Turismo do Paraguai (7 a 9), o secretário Felipe Gonzalez fez parte da programação do Seminário Descubra o Brasil, da Embratur e apresentou o case para profissionais do turismo e dirigentes do setor da América Latina.

 

O secretário Felipe Gonzalez e o superintendente da Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, fizeram a apresentação da campanha de Destino do Mundo durante a Rodada de Integração Produtiva dos Governadores e Prefeitos, do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul: Eixo Sul. O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Parque Tecnológico de Itaipu e contou com a participação de autoridades de governos estaduais e nacionais e prefeitos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios.

 

Projeto é premiado em Porto Alegre

 

O projeto de marketing e identidade visual Foz do Iguaçu - Destino do Mundo ganhou o Prêmio Bornancini de Design, promovido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, maior entidade regional do setor em atividade no país. A campanha foi desenvolvida pela Verdi Design, que também conquistou mais 3 terceiros lugares com projetos para o SESC, SEBRAE Mercopar e Embalagem da água mineral Versant.

 

O prêmio levou o nome de um dos maiores designers do Brasil, José Carlos Bornancini, falecido em janeiro passado, que tem produtos de sua autoria na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.