A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

H2Foz - PR
Foz do Iguaçu comemora o Dia Mundial do Turismo
Tamanho da letra
22/09/2008

Foz do Iguaçu vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com várias atividades durante a semana que incluem palestras, apresentação de produtos tuísticos, feira de artesanatos e apresentações culturais.

 

A semana do turismo está sendo organizada pela Secretaria de Turismo, Conselho Municipal do Turismo, Iguassu CVB, Sesc/PR, Unioeste, Associação Comercial de Foz, Foztrans, Instituto Pólo Iguassu e Infraero.

 

As atividades iniciam no domingo, 21, com a realização da 2ª Maratona Internacional das Águas, promovido pelo Sesc/PR com apoio de várias entidades encerram no dia 27, data que se comemora o Dia Mundial do Turismo, com shows na recepção dos visitantes na sala de desembarque do Aeroporto Internacional de Foz.

 

O objetivo é promover uma integração maior entre o setor turístico e a comunidade iguacuense, visando conscientizar a população sobre a principal atividade econômica, que engloba toda a cadeia produtiva do turismo, como hotelaria, transporte, atrativos, restaurantes, prestação de serviços e comércio em geral.

 

Programação - Na segunda (22), das 9 às 18 horas será realizado um Simpósio Internacional de Boas Práticas no Segmento de Eventos Internacionais, direcionado aos profissionais que trabalham no turismo de Foz e região. A ação faz parte do macro programa dentro do cronograma do Projeto Competitividade de Convention & Visitors Bureau (CVBx), que visa aprimorar as técnicas de conduta e gestão na análise das Melhores Práticas de outros CVBx no Brasil e no Mundo. Os seminários, que serão realizados em Foz, Fortaleza e Salvador, contam com o apoio da ICCA (International Congress & Convention Association) e da IMEX Exhibitions. O evento conta com a participação de diretores do Viena Convention & Visitors Bureau, que está há mais de quatro anos como 1ª cidade do mundo em número de eventos internacionais pelo ranking ICCA.

 

Mostra do Turismo – No dia 26, os moradores de Foz estarão mais próximos dos atrativos turísticos do Destino Iguaçu. Equipamentos e produtos que são utilizados pelos turistas que visitam o Parque Nacional o Iguaçu e Itaipu Binacional ficarãor expostos na Praça das Nações (Mitre), das 17 até às 22 horas.

 

No local haverá sorteios de brindes, ponto do “Vote Cataratas do Iguaçu”, feira de artesanato, gastronomia, apresentações culturais, banda municipal e atividades lúdicas para crianças. Durante o período da Mostra, serão feitos passeios com uma carretinha da Itaipu pelo centro da cidade, terá uma parede para escalada do Câncion Iguaçu, jeep e uma carreta do Macuco Safári.

 

Palestras - Entre os dias 22 e 25 serão promovidas quatro palestras. A primeira será na segunda-feira, 22, às às 19h30 com o tema “Gestão em Marketing Turístico”, proferad pelo professor e mestre, Carlos Frederico de Andrade, no auditório do Bella Italia Hotel & Eventos. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão/IBPEX e Uninter Grupo Educacional.

 

Já no dia 23, a professora da Unioeste, Dartilene de Souza e Silva falará para um grupo de profissionais do turismo sobre “Competências para o Profissional do Turismo”.

 

No dia 24, a professora Eliana Márcia falará sobre “Competências para o Profissional da Hotelaria”. Nodia 25, será a vez do professor Sérgio Dal Sasso falar sobre o tema “Formando Competências”. A palestras serão ministradas na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Feira – A tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia, promovida pela Associação Comercial de Foz também entra na programação das comemorações do Dia Mundial do Turismo. A feira tem como objetivo colocar em evidência o potencial da microrregião central da cidade, valorizar o artesanato e a gastronomia regional, além de proporcionar uma nova opção de lazer aos turistas e iguaçuenses.