A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gazeta do Iguaçu
Fórum Internacional do Turismo será aberto hoje
Tamanho da letra
17/06/2009

Hoje, às 19h, começa o 3º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento faz parte do Festival de Turismo das Cataratas que será aberto oficialmente às 13h no Rafain Palace.

    
Até sexta-feira, pelo menos 44 trabalhos acadêmicos serão apresentados no encontro. Todos eles, reconhecidos pelo Ministério da Educação. Entre os assuntos a ser debatidos está um panorama da pesquisa em turismo no Brasil, reflexões políticas sobre o turismo mundial e também sobre ética e responsabilidade social no turismo. 

   
O Festival em si - com novo nome, nova estrutura e novo local -, na sua 4ª edição reunirá durante dois dias em uma área de dois mil metros quadrados, 120 estandes e cerca 200 expositores vindos de várias partes do Brasil e do mundo. Inclusive estão na cidade, caravanas do Peru, Espanha, Itália e Argentina. Entre os expositores, estão agências de turismo, hotéis, companhias aéreas, secretarias de turismo, agentes de viagens, entre outros. Para a comissão organizadora, esse interesse está diretamente ligado ao sucesso das edições anteriores. 

  
No ano passado foram fechados U$ 9 milhões em negócios e a Feira contou com 100 estandes, este ano o número aumentou para 120. 

  
Desta vez, segundo apontou o gerente do Complexo Turístico de Itaipu, Jaime Nascimento, embora o evento tenha ganhado novas proporções deve gerar pelo menos a mesma quantidade de negócios. "O Festival está sendo reconhecido com um evento produtivo na área de turismo", afirmou.

 
A expectativa da comissão organizadora é reunir de hoje até sexta-feira pelo menos 3,5 mil pessoas. O público será dividido em 1,5 mil profissionais de turismo, 200 expositores e 80 jornalistas especializados. 

  

Novidades

A edição deste ano tem vários diferenciais em relação aos anos anteriores. Em primeiro lugar, está a participação das companhias aéreas que operam na região Trinacional. Serão as brasileiras TAM, Gol, Webjet e Trip, além da uruguaia Pluma e da argentina Andes. A TAM, a propósito, enviará dois dos maiores operadores de turismo de cada uma de suas bases internacionais para reforçar a "venda" internacional do destino Iguaçu. "No ano passado contávamos apenas com a TAM", disse Nascimento. 

  
Também contará coma a presença institucional de outros destinos turísticos que, pela proximidade com os três aeroportos internacionais da Tríplice Fronteira (Foz, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú), estão interessados em divulgar seus atrativos durante o Festival. O Paraguai, por exemplo, de dois, passou a ter seis estandes de grupos empresariais. Estão também confirmadas representações de Córdoba, Salta, Iberá e Misiones (Argentina), Santo Ângelo (RS), Bonito (MS) e Gaspar (SC), entre outras.

  
Outro destaque será a participação de municípios do Oeste do Paraná, reforçando o papel de Foz como destino indutor de desenvolvimento turístico na região. O festival e patrocinado pela Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, secretarias estadual e municipal de Turismo e TAM.