A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Brasil Energia Online - RJ
Fim dos testes com biogás
Tamanho da letra
23/10/2008

A Copel finalizou a operação experimental de seu projeto da Granja Colombari (50 kW), no Paraná, que utiliza os dejetos de 3 mil suínos para geração de energia a partir do biogás. Segundo o superintendente de Geração da empresa, Francisco Oliveira, o edital de licitação para a venda de energia já está sendo preparado e a expectativa é que entre em operação comercial até o fim do mês. Representantes da Aneel visitaram o protótipo, em Foz do Iguaçu, na última quarta-feira (15/10), para conhecer detalhes técnicos do projeto, desenvolvido em parceria com Itaipu. 

De acordo com Oliveira, o estado tem um potencial muito grande para este tipo de produção de energia devido à quantidade de currais dedicados à suinocultura. O resíduos se acumulavam nos reservatórios e rios e água apodrecia, ocasionando eutrofização - fenômeno de proliferação de algas a partir do depósito de matéria orgânica. “Os reservatórios tanto da Copel, quanto de Itaipu perdiam terreno em conseqüência da pantanização”, comenta. 

As empresas, segundo o superintendente, resolveram um problema ambiental de forma sustentável e permanente: produziram energia para consumo próprio e excedentes, gerando renda para os produtores rurais. 

Atualmente, além da Granja Colombari, o estado possui mais uma unidade de biogás gerando de forma isolada na Sanepar, a partir do esgoto captado pela empresa. Com 25 kW de potência, são gerados por mês 1.300 kWh na estação de tratamento de esgoto doméstico. Dos 40 litros por segundo de esgoto é gerada energia sobressalente para a estação, que consome apenas 200 kWh/mês.