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Festival de Turismo abre com 1.900 pré-inscritos
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26/06/2008

Com a apresentação da nova campanha publicitária "Foz do Iguaçu - Destino no Mundo, foi aberto na noite de hoje (25/06), em Foz do Iguaçu, a 3ª edição do Festival Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu, no Paraná. "Vivemos um momento ímpar no estado com a consolidação, cada vez maior, da parceria entre os órgãos públicos e a iniciativa privada.

 

Será uma oportunidade para anteciparmos tendências, divulgar marcas e fomentar negócios", afirmou Newton Paulo Angeli, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e organizador do evento. A feira contará com 100 estandes e a previsão é receber até a próxima sexta-feira (27/06), 2.500 participantes. "Já temos 1.900 pré-inscrições", ressaltou.

 

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, ressaltou o bom momento da economia brasileira e o trabalho conjunto do estado e de Foz do Iguaçu para receber bem os turistas, atuar em prol da sustentabilidade ambiental e sediar um evento de porte internacional. "Além de continuar cobrando investimentos em infra-estrutura e hotelaria, também estamos fomentando iniciativas em educação com a criação da Universidade de Integração da América Latina", destacou Samek. Serão oferecidas cinco mil vagas para brasileiros e cinco mil para profissionais da América Latina. Segundo ele, o Parque Nacional de Iguaçu tem condições para triplicar o índice de 500 mil turistas registrados no ano passado. Na época, o aumento havia sido de 15%.

 

A idéia de Foz do Iguaçu é continuar crescendo na atividade do turismo de forma competitiva. "Por isso temos que ser competentes e abraçar o mundo. Essa peça publicitária retrata esse objetivo", afirmou o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, ao mencionar que a cidade mantém um plano piloto de capacitação e desenvolvimento, o Protur. O programa é responsável pelo treinamento de dez mil agentes do turismo, entre garçons, acamareiras, taxistas, frentistas e até vendedores, e tem a finalidade de mostrar a própria população de Foz a realidade turística do destino e como "vendê-lo", ao visitante nacional e internacional.

 

Também presente e representando o governador do Paraná, Roberto Requião, o secretário de Turismo do estado paranaense, Celso Caron, enfatizou o trabalho feito pelo trade de Foz para transformar a hidrelétrica de Itaipu em um dos pontos turísticos mais visitados do estado. "Foz é exemplo do sucesso da política de transformar o potencial do destino em produtos de consumo e em aumento da receita média e da ocupação hoteleira", frisou Caron. De acordo com dados oficiais, dos 5,17 milhões de turistas que ingressaram em Foz do Iguaçu, 12% entraram pelo próprio Paraná, consolidando o destino como o segundo mais procurado pelos visitantes para lazer. O secretário fechou seu discurso, convidando os participantes a votarem nas Cataratas do Iguaçu como a sétima maravilha natural do mundo.