A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

O Povo - CE
Espetáculo de energia
Tamanho da letra
03/07/2008

Território neutro, símbolo da integração Brasil-Paraguai, a Itaipu Binacional é hoje muito mais do que a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Dotada de infra-estrutura completa para recepção de turistas, que inclui centro de recepção, veículos climatizados e guias com fluência em vários idiomas, a usina ganha destaque tanto pela grandiosidade das suas instalações quanto pelas estruturas de preservação ambiental que a cercam.

 

Aberta diariamente à visitação, conta hoje com 20 unidades geradoras (10 para o Brasil e 10 para o Paraguai) capazes de produzir 14 mil megawatts e uma barragem com oito quilômetros de extensão. Um atrativo à parte é o seu vertedouro, de impressionantes proporções. Do mesmo modo, merecem destaque suas majestosas catedrais de concreto em forma de cunha.

 

No circuito especial, que leva os visitantes pelo interior da usina, é possível sentir a pulsação ininterrupta ao tocar nas paredes e condutos que direcionam a água para o interior das turbinas. Os grupos de turistas são levados também a conhecer a sala de comando central, onde é feito por técnicos brasileiros e paraguaios (todo o quadro de pessoal é dividido meio a meio entre os dois países) o monitoramento da produção.

 

Após percorrer a estação Galeria, com um quilômetro de extensão, o visitante desce ao nível onde estão localizadas as turbinas, ficando a poucos metros de uma delas, em pleno trabalho de geração de 700 megawatts (energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências).

 

A visita ao Refúgio Biológico Bela Vista (unidade de proteção criada para receber plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina) é opcional. Lá as edificações usam fontes alternativas de energia (baseadas no conceito de arquitetura verde). Já o Ecomuseu, outro passeio opcional, mostra ao visitante integralmente a trajetória da usina. Além de recursos interativos, como maquetes e totens eletrônicos, o acervo dispõe de réplica de uma unidade geradora em funcionamento.

 

Serviço
Itaipu Binacional - Av. Tancredo Neves, 6702 - Foz do Iguaçu (PR).

Visitação diária: 8h, 8h30min, 9h30min, 10h, 14h, 14h30min, 15h30min e 16h.

Idade mínima: 14 anos.

Ingresso: R$ 12 (visita panorâmica) ou R$ 30 (circuito especial).