A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Agroagenda
Enipec traz projeto de Itaipu de manejo de microbacias
Tamanho da letra
20/05/2008

O projeto desenvolvido por Itaipu Binacional de manejo de microbacias é um dos temas do Enipec na palestra “Gestão Ambiental e aqüicultura no reservatório de Itaipu”, no próximo dia 29, em Cuiabá. O gerente executivo do programa "Cultivando água boa", Odacir Fiorentin, vai mostrar os resultados conseguidos desde que o projeto foi impantado, há cinco anos.

 

O objetivo maior é preservar a qualidade das águas na área de abrangência do lago da usina. Em parceria com universidades, ONGs e prefeituras, é trabalhada a conscientização da população sobre o uso racional da água na Bacia Hidrográfica Paraná III, que envolve mais de 1 milhão de habitantes.

 

A recuperação e manutenção da qualidade das águas de córregos e rios é uma necessidade urgente. Pesquisas mostram que 70% dos cursos d’água estão contaminados entre o Rio Grande do Sul e a Bahia, comprometendo as atividades agrícolas e o abastecimento das cidades.

 

Com gestão e financiamento compartilhados, o projeto inclui as bacias de 29 municípios vizinhos ao lago de Itaipu. Dá ênfase a ações de educação ambiental com envolvimento forte das escolas.

 

Entre os resultados concretos está a criação de 2 mil hortas orgânicas, a partir do forte estímulo da cartilha “Mundo Orgânico” distribuída para os alunos . E mais de 400 quilômetros de cercas já foram implantados por produtores para isolar e recuperar as matas ciliares de suas terras para garantir a vida de cursos d'água.

 

AGROAGENDE-SE:

ENIPEC - Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária
Data: 28 a 30/05
Local: Centro de Eventos do Pantanal - Cuiabá - MT