A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

DCI Online - SP
Empresários alagoanos participam de intercâmbio turístico
Tamanho da letra
22/09/2008

Maceió - O Ministério do Turismo selecionou empresários alagoanos do segmento de operadoras de turismo e hospedagem para participar de um programa nacional de intercâmbio empresarial que visa disseminar as boas práticas existentes no setor. O objetivo é inovar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos no Brasil.

 

O projeto 'Benchmarking – Vivências Brasil' é uma parceria do ministério com o Sebrae, operacionalizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Tem como objetivo promover, por meio de viagens técnicas, o intercâmbio entre empresários, visando a assimilação e implementação das melhores práticas de operacionalização dos produtos turístico aplicadas em destinos brasileiros.

 

De acordo com a gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL, Carla Fragoso, a troca de experiências proporcionadas pelo Benchmarking vai colaborar para o desenvolvimento dos empreendimentos turísticos. “Essa é uma ferramenta muito eficiente porque tem um resultado prático. Os empresários conhecem diferentes formas de gestão e as ações relacionados ao seu trabalho. Através dessa vivência, ele faz um relatório com as observações dos pontos fracos e fortes para a aplicação das melhorias em seus serviços”, explica Carla Fragoso.

 

Em agosto, o empresário alagoano Mauro Martins Stodolnim, da empresa Costazul Turismo, e outros nove empresários de oito estados brasileiro, participaram da primeira etapa do projeto. O grupo viajou a Foz do Iguaçi (PR) para conhecer empresas que são referência em ecoturismo, atuantes no Canyon Iguaçu e no Refúgio Biológico de Itaipu.

 

A visita permitiu aos empresários conhecer aspectos do segmento, como controles ambientais e fluxo de visitantes. “O convívio com outros empresários foi muito gratificante. Durante a visita foram trocadas experiências que vão contribuir de forma relevante para nossas empresas. De forma prática, implantarei na minha empresa algumas das boas práticas que pude presenciar durante as visitas técnicas à esses destinos”, afirmou Mauro.

 

No dia 11 de outubro, será realizada mais uma etapa do projeto 'Benchmarking – Vivências Brasil'. Representantes da empresa Aeroturismo – Maceió viajarão para os Estados Unidos para conhecer o trabalho de operadoras de turismo daquele país, tendo como ênfase a tecnologia aplicada a gestão.

 

Nos dias 16 a 22 de novembro, a empresária alagoana Janeide Lourenço Pontes Amaral, proprietária da Tropicana Turismo, integrará um grupo de empresários que viajará à região da Costa dos Coqueiros, na Bahia, para conhecer o modelo de gestão da cadeia hoteleira, projetos de artesanato e ações culturais. Mais informações pelo telefone (82) 4009-1648.