A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Paraná Shimbun - PR
Embaixador encanta-se com o Paraná
Tamanho da letra
29/09/2008

Pela quarta vez no Paraná e primeira em que passa mais de um dia seguido, o embaixador do Japão no Brasil Ken Shimanouchi finalizou os seus três dias de viagem encantado. Ele esteve na sexta-feira (dia 19), em Curitiba, e no sábado, em Foz do Iguaçu, a convite do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão, Antônio Ueno, participando do 17º Simpósio Econômico Brasil-Japão, que foi realizado nas duas cidades.

 

Shimanouchi também foi condecorado no grau “comendador”, durante as homenagens no jantar de comemoração dos 30 anos da entidade. “No Simpósio, constatei o grande interesse demonstrado pelos participantes de ambas partes em aprofundar e fortalecer as relações bilaterais, em especial nas relações comerciais, o que me impressionou positivamente”, relatou o embaixador.

 

A Usina de Itaipu foi um dos locais visitados pelo embaixador, num grupo de 10 pessoas que foi acompanhado por engenheiros técnicos da usina, o que permitiu um maior número de informações. A reportagem do Paraná Shimbun esteve presente nesta visita, que incluiu a central de comando, o lago reservatório da usina e também as turbinas geradoras de energia. A admiração do embaixador às grandezas de Foz do Iguaçu foi visível.

 

Depois da visita técnica, passeios turísticos como o “Macuco Safari” fizeram parte da viagem. “Esta foi minha primeira visita às Cataratas do Iguaçu e, apesar de ter referências e conhecimento através de fotos e de literatura, a sua grandiosidade causou-me um profundo impacto”, disse emocionado, o embaixador, que finalizou os dias de viagem em um passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu. O embaixador ainda plantou uma árvore no Parque Tecnológico de Itaipu, em um gesto simbólico feito por várias autoridades que passam por lá.