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Divulgação e promoção do Destino Iguaçu
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27/01/2009

No período de agosto de 2007 a dezembro de 2008, a Secretaria Municipal de Turismo, dentro da Campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo e em parceria com Itaipu e Iguassu Convention Bureau, participou efetivamente de 65 ações de promoção do destino, entre feiras, eventos, workshops e road shows nacionais e internacionais (26 no mercado internacional e 39 no mercado nacional).

 

A estratégia promocional, naquele período, foi desenvolvida em 17 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia e Suíça.

 

Além das promoções externas, a Secretaria Municipal de Turismo apoiou mais de 40 eventos realizados em Foz do Iguaçu no período de agosto de 2007 a dezembro de 2008. Muitos deles já fazem parte do calendário oficial do município.

 

Fora esses eventos, o destino abriga todos os anos inúmeros grandes congressos, convenções e feiras nacionais e internacionais que são itinerantes.

 

A Secretaria de Turismo, a partir deste ano, atuará com uma estratégia de relacionamento interinstitucional, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, Esportes, Planejamento, Indús-tria e Comércio, entre outras, para a captação de eventos e negócios para o destino, buscando unir esforços para potencializar e aprimorar os contatos efetuados, que são extremamente promissores na geração de eventos no município.

 

“Temos certeza que essa união interinstitucional na busca de eventos e negócios movimentará a economia da cidade”, antecipou o secretário municipal de Turismo de Foz, Felipe González.

 

Assessoria de Comunicação Nacional

 

A empresa Giusti Comunicação, de São Paulo, realizou várias press trips com veículos da imprensa brasileira:

• Press trip com caderno de turismo do jornal A Tribuna (Santos/SP);
• Press trip com caderno de turismo do jornal Diário de Pernambuco (Recife/PE);
• Assessoria de imprensa para veículos locais, regionais e nacionais de comunicação em e v e n t o na Itaipu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, TV Globo, SBT, TV Bandeirantes, TV Record, Caras, CBN);
• Press trip com equipe do jornal Vale Paraibano (Rib. Preto/SP);
• Press trip com agências de notícias para cobertura do Fórum Global de Energias Renováveis;
• Press trip com equipe do jornal Correio Popular (Campinas/SP);
• Late show com Luisa Mell, da RedeTV!, e press trip com a equipe do programa. Foram negociadas oito pautas sobre animais e turismo em Foz do Iguaçu. O programa, que vai ao ar aos domingos, com duração de 40 minutos, veiculou as matérias durante mais de um mês. Foram cinco semanas, em uma série intitulada pela emissora “Especial Foz do Iguaçu”;
• Programa Hoje em Dia, da TV Record. Produção de três matérias para o quadro Raio X da Aventura, com o repórter Celso Cavallini. Cada quadro, com 25 minutos de duração, foi ao ar semanalmente, ou seja, Foz do Iguaçu esteve em pauta durante três semanas;
• Programa No Coração do Brasil, apresentado por José Luiz Datena, da TV Bandeirantes.

 

Material unificado

 

Dentro dessa nova abordagem e linha de integração dos setores público e privado, foi desenvolvida uma estratégia, com a comunicação visual: “Foz do Iguaçu, Destino do Mundo”. A partir desse plano foram desenvolvidos o material promocional institucional, a marca do destino, campanhas publicitárias, e definidas as atuações de mercado nacional e internacional.

 

A Campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo foi desenvolvida dentro de um conceito ecologicamente correto. A abordagem é mais direta e atrativa conforme a realidade e exigência do público comprador do destino. A nova comunicação visual apresenta um material unificado. O lançamento oficial da campanha foi na Feira das Américas – ABAV 2007, em outubro. No decorrer de 2008, a iniciativa foi levada às demais ações realizadas.

 

New Seven Wonders

 

A Campanha Vote Cataratas do Iguaçu foi lançada em maio de 2008, com a participação das prefeituras de Foz de Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), além de autoridades e empresários do turismo da região. A partir daí foi criado o Comitê de Apoio Brasil–Argentina para a eleição das Cataratas.

 

As Cataratas do Iguaçu continuam no páreo e atualmente ocupa a 24ª posição. As ações para melhorar essa colocação no ranking estão sendo desenvolvidas pelo comitê, pois o objetivo dos dois países é eleger as Cataratas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

 

O Brasil possui oito candidatos oficiais no concurso da Fundação suíça New 7 Wonders (N7W): Cataratas do Iguaçu, Pantanal, Pão de Açúcar, Amazônia, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha, Monte Roraima e Lençóis Maranhenses. A segunda fase também poderá ser votada pelo sistema SMS (mensagem de celular) e deve encerrar em 2011, quando serão anunciadas as Novas Sete Maravilhas da Natureza.

 

Temporada Boa em Foz

 

Mais uma estratégia da Campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo, visando à melhoraria da ocupação hoteleira e turística de Foz do Iguaçu, através de uma ação integrada entre Itaipu, Secretaria de Turismo, ICVB, ABIH e Sindhotéis.

 

O objetivo foi despertar o interesse dos turistas para visitarem a cidade na baixa temporada, considerando os meses de abril a junho, além de ampliar a permanência do visitante. A campanha foi veiculada nos principais canais de televisão aberta e por assinatura, rádios e sites do Brasil.

 

Divulgação em aeroportos

 

Instalação de um quiosque “Foz do Iguaçu Destino do Mundo” no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no mês de fevereiro de 2008 (30 dias). Veiculação do vídeo institucional Foz do Iguaçu Destino do Mundo naquele aeroporto e nos de São Paulo e Brasília.