A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gazeta do Povo - PR
Copel apresenta carro movido a energia elétrica em Curitiba
Tamanho da letra
17/09/2008

Um veículo movido a energia elétrica foi apresentado pela Copel nesta terça-feira (16), em Curitiba. Este é o primeiro carro de seis que a empresa deve lançar até o fim deste ano. O objetivo do automóvel é avaliar o desempenho, além de propor aprimoramentos e recomendar soluções capazes de ajudar a viabilização de fabricação de carros elétricos no Brasil.

 

Até sexta-feira (19), o veículo elétrico da Copel permanece exposto no evento conjunto “Fera com Ciência” e “Agenda Unificada”, em comemoração à Semana da Árvore, na praça em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico em Curitiba.

 

Ficha técnica

Veículo: Fiat Palio Weekend elétrico
Motor elétrico assíncrono trifásico
Potência nominal 15 kW (20 CV)
Torque nominal 50 Nm (5,1 kgm)
Potência máxima 28 kW (37,8 CV)
Torque máximo 124 Nm (12,6 kgm)
Peso: 42 kg
Alimentação: energia elétrica
Bateria reciclável: sódio-níquel-cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19.2 kWh
Tempo de recarga: 8 horas
Peso: 165 kg
Peso do Veículo: 1.101 kg
Carga útil adicional (com condutor): 310 kg 

 

Desempenho

Velocidade máxima: 110 km/h
0 a 100 km/h : 28 segundos
Autonomia: 120 km

 

O projeto que busca aperfeiçoar e adequar às condições brasileiras essa tecnologia é coordenado por Itaipu Binacional, que em 2006 firmou convênio com a empresa elétrica suíça KWO e do qual também participam o Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, a Eletrobrás e diversas outras empresas brasileiras de energia elétrica.

 

A empresa vai investir R$ 1,4 milhão no projeto. Serão avaliados e testados protótipos do modelo Palio Weekend, fabricados pela Fiat, equipados com baterias de tecnologia suíça, cuja autonomia estimada é de 120 km e que demandam 8 horas ligadas à rede elétrica para serem recarregadas.

 

Dois veículos elétricos rodarão em Curitiba, sendo os demais destinados às cidades de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Todos estarão submetidos ao mesmo regime de trabalho do restante da frota operacional da Copel: cada veículo de serviço da empresa percorre, em média, 100 km por dia em trajetos urbanos.