A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gazeta do Iguaçu - PR
Começa hoje o 4º Festival de Turismo em Foz
Tamanho da letra
18/06/2009

O evento é aberto ao público profissional das 14h às 18h e à comunidade em geral das 18h às 20h

 

A quarta edição do Festival de Turismo das Cataratas será aberta oficialmente hoje às 13h no Rafain Palace Hotel. O evento deve atrair durante dois dias, em dois mil metros quadrados, 120 estandes e cerca de 200 expositores vindos de todo o Brasil e do mundo, como Peru, Espanha, Itália e Argentina.
A expectativa da comissão organizadora é reunir até sexta-feira cerca de 3,5 mil pessoas, entre profissionais de turismo, expositores e jornalistas especializados. O evento é aberto ao público profissional das 14h às 18h e à comunidade em geral das 18h às 20 horas.
O festival conta com uma programação técnica que inclui o 3º Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu. Além de palestras, foram selecionados 44 trabalhos acadêmicos para ser apresentados no encontro, que é reconhecido pela Capes, do Ministério da Educação, devido ao conteúdo científico que apresenta.
Estão expondo no evento agências de turismo, hotéis, companhias aéreas, Secretarias de Turismo, agentes de viagens, entre outros. A edição deste ano tem como diferenciais a participação das companhias aéreas que operam na Região Trinacional e a presença institucional de outros destinos turísticos que, pela proximidade com os três aeroportos internacionais da Tríplice Fronteira, estão interessados em divulgar seus atrativos durante o festival.
O encontro é promovido pela Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretarias Estadual e Municipal de Turismo e TAM.

 

Ministro dos Portos confirma participação em encontro internacional na cidade

 

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, confirmou participação na abertura oficial da Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, que será realizada mês que vem em Foz do Iguaçu. O evento contará com a presença do governador Roberto Requião e é promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
Autoridades portuárias e representantes de 34 países se reunirão em um dos mais importantes eventos do mundo nos setores portuário e ambiental. A participação do ministro Pedro Brito ressalta a importância do debate sobre proteção ambiental nos portos brasileiros.
Em todo o país, vários terminais portuários estão com obras de dragagem em andamento, com a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), do governo federal. Pedro Brito confirmou que as principais obras previstas para os portos brasileiros estão em ritmo acelerado. "Pretendemos concluir até o fim do governo, em 2010, as reformulações nos principais complexos portuários do Brasil", afirmou.
Ele reiterou que os portos brasileiros vão experimentar um novo e promissor momento, quando as obras de dragagem previstas do Plano Nacional de Dragagem estiveram concluídas, no próximo ano.
De acordo com Brito, a crise econômica não deverá atrapalhar as obras. "Apesar da crise que atinge diversas economias e que será passageira aqui no Brasil, todos os investimentos previstos para o setor portuário estão assegurados", garantiu.
A Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária será realizada de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos do Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu.