A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Agência Brasil
Brasil se reafirma como produtor sustentável de energia
Tamanho da letra
21/05/2008

Foz do Iguaçu (PR) - Depois de quatro dias de debate sobre alternativas de produção energética, o Fórum Global de Energias Renováveis terminou hoje (21) com a conclusão de que é possível encontrar saídas para que os países se desenvolvam sem comprometer a sustentabilidade do planeta.

 

Mais de mil pessoas de 50 países estiveram em Foz do Iguaçu para tratar da produção de biocombustíveis, energias solar e eólica, hidrelétricas e biomassa. O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, destacou o papel do Brasil neste cenário.

 

“Nosso país é o maior exemplo do mundo na produção de energia elétrica renovável. Ao todo, 91% da nossa energia elétrica consumida no Brasil em 2006 veio de energia renovável. Agora temos a biomassa, isso para o planeta é uma bênção”, avaliou.

 

No encerramento do encontro, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Kandeh Yumkella, destacou o papel do Brasil na discussão das fontes renováveis de energia e lembrou a importância da troca de experiência entre os países.

 

O diretor de tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira, disse que o fórum atingiu os principais objetivos, com a reafirmação do Brasil junto à comunidade internacional, a obtenção de uma visão global dos benefícios das energias renováveis e dos obstáculos, além da criação de oportunidades comerciais entre entidades do mundo todo.

 

Além da Itaipu e da Onudi, o Fórum Global de Energias Renováveis foi organizado pela Eletrobrás e pelo Ministério de Minas e Energia.