A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Eventos
Festival de Turismo das Cataratas acontece no Rafain Palace Hotel
Tamanho da letra
16/06/2009

Começa nesta quarta-feira, 17 de junho, e prossegue até sexta-feira no Rafain Palace Hotel o Festival do Turismo das Cataratas, um dos principais eventos do setor turístico da região Sul.  No evento, agentes de viagens e operadores de turismo terão a oportunidade de conhecer os principais produtos e serviços relacionados ao Destino Iguaçu.
  
Patrocinado pela Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, secretarias estadual e municipal de Turismo e TAM, o Festival ocupará uma área de 2 mil metros quadros, com 132 estandes e aproximadamente 200 expositores. Os espaços já foram todos comercializados . Entre as empresas participantes estão agências de turismo, hotéis, companhias aéreas, secretarias de turismo, entre outros.
  
A edição deste ano tem vários diferenciais em relação aos anos anteriores. Em primeiro lugar, está a participação das companhias aéreas que operam na região Trinacional, que virão em peso: as brasileiras TAM, Gol, Webjet e Trip, além da uruguaia Pluna e da argentina Andes. A TAM, a propósito, enviará dois dos maiores operadores de turismo de cada uma de suas bases internacionais (como as já confirmadas Miami, Londres, Madri, Lima, Milão, Frankfurt e Paris), para reforçar a “venda” internacional do destino Iguaçu.

Em segundo lugar, está a presença institucional de outros destinos turísticos que, pela proximidade com os três aeroportos internacionais da Tríplice Fronteira (Foz, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú), estão interessados em divulgar seus  atrativos durante o Festival. O Paraguai, por exemplo, de dois, passou a ter seis estandes de grupos empresariais. Estão também confirmadas representações de Córdoba,  Salta, Iberá e Misiones (Argentina), Santo Ângelo (RS), Bonito (MS) e Gaspar (SC), entre outras. 
   
Também terá destaque a participação de municípios do Oeste do Paraná, reforçando o papel de Foz como destino indutor de desenvolvimento turístico na região.

Outra novidade é a organização, que neste ano ficou a cargo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que traz na bagagem de projetos voltados ao turismo a gestão do Complexo Turístico Itaipu. 

O evento também contará com uma programação técnica, com o 3º Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, nos dias 18 e 19 de junho, das 14 às 22 horas. Além de palestras, foram selecionados 44 trabalhos acadêmicos selecionados para serem apresentados no encontro, que é reconhecido pela Capes, do Ministério da Educação, pelo conteúdo científico que apresenta.