A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Menu Superior Responsabilidade

Incentivo à Eqüidade de Gênero
Tamanho da letra
O programa Incentivo à Equidade de Gênero é desenvolvido desde 2004 pela Itaipu com o objetivo de  contribuir para a realização plena da Missão da empresa, por meio da inclusão equitativa de mulheres e homens nos processos de participação e decisão, efetivando a Política Binacional de Equidade de Gênero e suas diretrizes.
 
Suas ações são orientadas a partir da Convenção Internacional contra Todas as Formas de Discriminação da Mulher (CEDAW); pelo Plano Nacional de Políticas para Mulheres do Governo Federal; pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres: igualdade significa negócios (WEPs, em inglês), parceria da ONU Mulheres e Pacto Global; pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e considera, dentre outras iniciativas, o movimento Heforshe, da ONU Mulheres.
 
O Programa está alinhado ainda com as definições do Comitê Permanente para as Questões de Gênero do Ministério de Minas e Energia e empresas vinculadas, do qual a Itaipu é integrante.
 
Conceitos
 
A Política de Equidade de Gênero da empresa é pautada pelos segintes conceitos:
 
- A definição dos papéis sociais de mulheres e homens é uma construção histórica, política, cultural e um componente das relações humanas;
 
- A equidade de gênero considera, valoriza e oportuniza a mulheres e homens o acesso a seus direitos, benefícios, obrigações e oportunidades, em iguais condições, com respeito e atenção a toda sua diversidade;
 
- A equidade é elemento fundamental para a sustentabilidade e exige a implantação de ações intencionais e deliberadas para assegurar a inclusão dos talentos, habilidades, experiências e energia das mulheres para que participem com autonomia plena da vida econômica, social e política em todos os setores e níveis.
 
Comitê
 
O Comitê da Equidade de Gênero, composto por representantes de todas as diretorias da empresa, foi criado para articular, apoiar e monitorar as ações de implementação da Política de Equidade de Gênero, contribuindo assim, para a consolidação da equidade na gestão de pessoas e na cultura organizacional da empresa. 
Dentre as ações, a Itaipu é promotora, em parceria com outras instituições, do Prêmio WEPs Brasil – Empresas Empoderando Mulheres, quer reconhece os melhores casos de empresas que adotaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs. Saiba mais: http://premiowepsbrasil.org/
Reconhecimento
 
A Itaipu foi reconhecida:
- em todas as 5 edições do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, com o selo que leva o nome do programa.
     
- com o Prêmio “7 Princípios de empoderamento das mulheres”, pela ONU.
     
- com o Prêmio “Oslo Busines for Peace 2014” - Prêmio Oslo de Negócios pela Paz.
 
"Programa foi premiado nas cinco edições do Selo Pró-Equidade de Gênero, do governo federal"
Conteúdo Relacionado
Política e Diretrizes da Equidade de Gênero na Itaipu