Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Tamanho da letra

Inaugurado em julho de 1979, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti foi construído pela Itaipu Binacional inicialmente para atender apenas seus trabalhadores durante a construção da barragem.

Com 11.500 metros quadrados de área construída, antes da inauguração das novas unidades, o hospital foi planejado para ter 174 leitos, no sistema de enfermaria com quatro leitos. Entre 1980 e 1982 chegou a atingir uma taxa de ocupação média de 90%.

A partir de 1991, com o fim das obras de Itaipu e, por conseqüência, a desmobilização do pessoal terceirizado, algumas unidades de atendimento acabaram sendo desativadas. Desde 1994 o hospital é administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy e a partir de 1996 o Costa Cavalcanti passou a atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A área construída atualmente passa de 16 mil quadrados.

De cinco anos para cá, o HMCC investe na melhoria das instalações e dos recursos tecnológicos, assim como a capacitação dos seus profissionais e o atendimento humanizado.

Em 2007, o HMCC alcançou o nível 1 da Acreditação Hospitalar que comprova o padrão de qualidade. O nível de acreditação 1 tem como princípio a segurança de usuários e quadro de empregados, e exige atendimento aos requisitos básicos como estrutura e capacitação da equipe.

Hoje, o Costa Cavalcanti é a garantia de pronto-atendimento e atendimento hospitalar de alta complexidade para toda a população de Foz do Iguaçu e região. Conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital conta 200 leitos, 120 para usuários do SUS e 80 para particulares e convênios.

O complexo hospitalar dispõe, ainda, de centro médico com consultórios para atendimento ambulatorial, laboratório de análises clínicas, hemonúcleo, banco de leite e um pronto socorro especializado em traumas. O HMCC se destaca pelos serviços de alta complexidade e é referência em cirurgia cardíaca e tratamento de câncer. O Centro de Oncologia dispõe de radioterapia, quimioterapia, bloco de internamento com capacidade para 39 leitos, seis consultórios, salas de curativos e de observação e também uma brinquedoteca para as crianças em tratamento de neoplasias.

Atualmente 65% dos atendimentos hospitalares no Costa Cavalcanti são aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A importância do Hospital Ministro Costa Cavalcanti na região também exige uma preocupação permanente com o atendimento humanizado. Logo após o nascimento, os bebês permanecem no quarto junto com a mãe e antes de ir para casa os pais têm a possibilidade de fazer, ali mesmo, a certidão de nascimento. É a garantia de que todo recém-nascido terá um documento de identidade.

Ações como essas levaram o Costa Cavalcanti a receber em 2005, o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF. O hospital passou pela avaliação de uma equipe do Ministério da Saúde. Entre os pontos observados estão o índice baixo de cesarianas e a manutenção de obstetra e pediatra nas salas de parto e, principalmente, o incentivo ao Aleitamento Materno. Regularmente são ministrados cursos gratuitos para gestantes com palestras de profissionais de diferentes especialidades empenhados em esclarecer e incentivar sobre a importância do aleitamento materno.

Para saber mais sobre o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, clique aqui.

"R$ 4 milhões foram repassados pela Itaipu nos últimos 4 anos"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.