A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Menu Superior Responsabilidade

Energia Solidária
Tamanho da letra
 
A Vila C, um dos bairros mais populosos de Foz do Iguaçu, surgiu por iniciativa da Itaipu. A empresa construiu milhares de moradias para abrigar os chamados barrageiros, trabalhadores que construíram a barragem da hidrelétrica.
 
A Vila C foi concebida sob a perspectiva de ser desocupada após o término das obras civis da hidrelétrica, porém acabou por servir como moradia definitiva para os ex-barrageiros, que na década de 90 não encontraram opções de trabalho em outras grandes obras no país. Durante a construção da usina, a Itaipu era responsável pela manutenção da vila que passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal após a conclusão das obras civis. A região passou a enfrentar problemas com o crescimento desordenado e falta de infraestrutura, e hoje conta com o apoio da Itaipu.
 
Dentro do programa Energia Solidária, uma série de ações busca promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila C, situada nas proximidades da Itaipu e do Refúgio Biológico Bela Vista.
 
A intervenção da Itaipu na vida da comunidade, em parceria com a sociedade civil, teve início em 2003. Desde então, 472 casas tiveram seus débitos quitados pela Itaipu.
 
As moradias tiveram a documentação regularizada junto à Caixa Econômica Federal e à Foz Habita.
 
Em parceria com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, outras 180 famílias que moravam em áreas de risco ou de preservação ambiental foram transferidas para um bairro com acesso à água tratada, saneamento básico, rede de energia elétrica e documentação do imóvel.
 
Em 2005, a Vila C ganhou um Centro de Convivência e Capacitação que oferece à comunidade opções de cultura, lazer e capacitação, como cursos de informática e de formação de cozinheiros, cabeleireiros e manicures, aulas de dança, atividades esportivas, entre outras ações destinadas a pessoas de todas as idades. As atividades do centro são desenvolvidas em parceria com a Itaipu por meio de convênio firmado com o Conselho Comunitário da Vila C, que realiza em média mil atendimentos mensais aos moradores da região. 
 
Ainda dentro do programa, em parceria com o Conselho Comunitário da Vila C, Itaipu forneceu sementes e assistência técnica a pequenos agricultores que cultivam alimentos nas áreas por onde passam as linhas de transmissão de Furnas.
 
A Itaipu também doou dois veículos para serem utilizados pela Guarda Municipal no patrulhamento ostensivo da região ao redor das escolas do bairro.
 
Em 2009, a região foi a primeira do município a ser atendida pelo Escritório Modelo Jurídico, resultado de uma parceria entre a Itaipu, Conselho Comunitário da Vila C e Unioeste que oferta atendimento jurídico gratuito aos moradores do entorno da Vila C. O escritório também possibilita aos estudantes de Direito exercitarem, na prática, os conhecimentos adquiridos na universidade. 
 
Atualmente, o Escritório Modelo Jurídico funciona no Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300, Bloco B, Sala 4, Lot. Universitário das Américas, Foz do Iguaçu, Paraná, CEP: 85.851-100) e estende o atendimento a outras localidades do município. Contatos através do telefone  45 3576-8821 ou email escritoriovilac@hotmail.com.
 
Todas essas ações foram colocadas em prática após a realização de um levantamento domiciliar das necessidades e anseios da população da Vila C, realizado em 2003. A pesquisa coletou informações e sugestões da comunidade para solucionar os problemas observados no bairro.
 
"Vila C ganhou Centro de Convivência e Capacitação que oferece opções de cultura e lazer"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.