A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho
Tamanho da letra

O primeiro emprego é um desafio para os adolescentes de baixa renda. A Itaipu faz a sua parte para mudar esta realidade.

Desde 1988, a empresa desenvolve o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que abre as portas do mercado de trabalho para jovens de Foz do Iguaçu e Curitiba, no Brasil, e Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, no Paraguai.

A iniciativa rendeu à Itaipu o título de Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq.

No Brasil, o PIIT divide-se em três modalidades: Adolescente Aprendiz (com formação técnico-profissional); Adolescente Iniciante ao Trabalho; e Jovem Jardineiro.

Participam do programa estudantes na faixa etária entre 15 anos e 8 meses e 17 anos e 11 meses que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. Eles trabalham até dois anos na Itaipu.

O expediente é feito no contraturno escolar, para não prejudicar os estudos dos jovens, com carga máxima de 4 horas diárias.

O adolescente recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário mínimo vigente, seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica.

Ao final dos dois anos de contrato, o adolescente deixa a empresa preparado para o mercado de trabalho.

Cerca de 4.290 jovens já foram beneficiados pelo programa desde 1988. A Itaipu atua em parceria com a Associação de Educação Familiar e Social do Paraná, a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Brasil, e as prefeituras de Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, no Paraguai.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.