Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Workshop debate estratégias para impulsionar cadeia da pecuária
Tamanho da letra
30/06/2015

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) promoverá, nos dias 14, 16, 21 e 23 de julho, a partir das 8h30, na sede do Sebrae, em Cascavel (PR), o Workshop da Cadeia Produtiva Animal. Os encontros reunirão produtores, acadêmicos, representantes de associações de classe e de organizações públicas e privadas. O objetivo é debater estratégias para impulsionar o setor. Detalhes da programação foram definidos no último dia 23, durante reunião dos gestores do POD, na sede do Sebrae, em Cascavel. O evento terá o apoio da Itaipu.

A cadeia produtiva animal da região Oeste – que envolve a suinocultura, a avicultura, o pescado e a indústria leiteira– é responsável por cerca de 30% de toda a produção do Paraná e é capaz de gerar uma receita de mais de R$ 8,5 bilhões por ano. Mas ainda há muito para crescer. O workshop pretende discutir formas de explorar esse potencial de crescimento.

Segundo a moderadora das Câmaras Técnicas do POD, Yonara Medeiros, o workshop é resultado dos debates promovidos em 16 encontros, divididos em cada uma das quatro cadeias produtivas (suínos, aves, leite e pescados), com o envolvimento de mais de 300 pessoas.

“Levantamos os problemas que dificultam o crescimento econômico da região neste setor. Agora, discutiremos as possíveis soluções”, disse.
Segundo o diretor do POD, Mario Costenaro, no workshop serão apresentados os empecilhos do crescimento e as estratégias para melhorar a qualidade dos produtos e ampliar a receita. “De forma estruturada e integrada definiremos as prioridades para o Oeste.”

Soluções

Entre as sugestões para acelerar o desenvolvimento do território, de acordo com o assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Herlon Almeida, representante da empresa no Grupo Gestor do POD, estão a melhoraria das estradas municipais que dão acesso às propriedades; o investimento no tratamento dos dejetos de suínos e frangos e na qualidade do leite; a conquista de mais mercado para a tilápia; e o aprimoramento do processamento e comercialização dos produtos.

Fórum

No dia 27 de agosto, no Teatro de Cascavel, haverá o 1º Fórum de Desenvolvimento do Território Oeste. Ao contrário do workshop de julho, eminentemente técnico, o fórum será um evento mais político. “Apresentaremos as bandeiras defendidas pelo POD, traçaremos as estratégias para os próximos meses e pediremos apoio aos deputados da região”, disse Almeida.

POD

O POD é uma ação de governança regional que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região por meio da participação coletiva e fomentar a cooperação entre empresas públicas e privadas.

A meta é fazer com que os 54 municípios da região (que, juntos, têm uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes) se desenvolvam de forma integrada.

A iniciativa reúne mais de 20 instituições – entre elas, Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Sebre-PR, Ocepar, Emater, FIEP, Aaviopar, Adapar, Adetur, AMOP, Assunioeste, Caciopar, Codefoz, Comdec, Comdet, Iguassu IT, Nurespop, Sindileite, Siscooplaf, Unioeste, UTFPR.    

Mais informações podem ser obtidas no site do programa: www.oesteemdesenvolvimento.com.br.