Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Volta a chover em Foz e região, mas nível dos rios não deve se alterar
Tamanho da letra
13/06/2014

Voltou a chover na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, mas o nível dos rios Paraná e Iguaçu não deve sofrer grandes alterações. Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão nesta sexta-feira (13), pela manhã, era de 8.803 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), sete vezes acima da normal. Na usina de Itaipu, o vertimento caiu para menos da metade quando comparado ao dia anterior.

Pelo vertedouro estavam sendo escoados (excedente não usado para a geração de energia) 4.660 metros m³/s às 10h desta sexta-feira. Apenas a calha central estava aberta.

No Rio Paraná, na região da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, o nível baixou mais dois metros nas últimas 24 horas e chegou a 115 metros (em relação ao nível do mar) naquela localidade. As inundações ainda afetam famílias ribeirinhas. O nível do rio ali está seis metros acima do normal.

Na confluência, encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras, logo abaixo das Cataratas, a vazão também vem diminuindo e chegou a 27.862 m³/s nesta sexta-feira.

A Divisão de Hidrologia de Itaipu, que tem condições de fazer medições com vazões acima de 30 mil m³/s, está fazendo o monitoramento constante dos rios Iguaçu e Paraná.

Com a chegada de uma nova frente fria, a previsão da meteorologia é de chuva localizada na fronteira, mas sem grandes alterações.

Cota de referência para inundações

Em Ciudad del Este, no Paraguai
Remansito: 117 metros em Iate Clube Cataratas
(em frente a Presidente Franco)
Club Monday: 124 metros na Ponte da Amizade.

Em Foz de Iguaçu
Porto Meira: 114 metros no Iate Clube Cataratas
Vila Bancária: 119 metros no Iate Clube Cataratas
Iate Clube Cataratas: 109 metros