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Meio Ambiente
Vida Orgânica reúne autoridades e produtores em São Miguel do Iguaçu
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25/06/2007

Autoridades do setor agrícola do Brasil e do Paraná participam da 4ª edição do Vida Orgânica, em São Miguel do Iguaçu, nos próximos dias 28 e 19. Este ano, o evento inclui o II Encontro Regional de Agroecologia (ERA), a II Feira de Sementes Crioulas e a Feira de Produtos Orgânicos.

 

A iniciativa é da Itaipu Binacional, por meio do projeto Agricultura Orgânica, em parceria com as associações de produtores orgânicos de São Miguel do Iguaçu (Aprosmi), Medianeira (Aafemed) e Missal (Apromis), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Paraná Biodiversidade e Prefeitura de São Miguel do Iguaçu. A intenção é conscientizar e incentivar a produção rural auto-sustentável.

 

Agroecologia

 

Às 8h30 do dia 28, será aberto o Encontro Regional de Agroecologia reunindo aproximadamente 300 agricultores, técnicos e lideranças envolvidos com o desenvolvimento rural sustentável. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências no setor de agricultura orgânica entre os participantes, por meio de palestras e oficinas.

 

Além dos agricultores, o encontro busca difundir a agricultura orgânica entre consumidores e gestores públicos. A expectativa é que, além de divulgar a iniciativa, também se consiga sensibilizar os participantes sobre a importância de uma produção agrícola em harmonia com a natureza. Também serão discutidos temas como a importância da mulher e do jovem na agricultura familiar, consumo consciente, alimentação e saúde.

 

O tema desta edição é “Agroecologia: O desafio de construir uma nova sociedade”. A agroecologia é a ciência que dá suporte à agricultura orgânica. João José Passini, gestor do Programa Agropecuária Sustentável de Itaipu, observa que “a agricultura orgânica também se faz com alta tecnologia, mas, ao contrário do que acontece, isso não significa que precisamos degradar o meio ambiente”.

 

Autoridades

 

Depois da abertura, haverá o painel “Políticas Públicas para a Agroecologia”, com a participação do secretário de Agricultura do Estado, Valter Bianchini; do gerente geral de Biodiversidade do Paraná,         Erich Schaitza; do diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Miguel Friedrich; do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniran Peraci; do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social,  Onaur Ruano; e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Carlo Viana Valle.

 

Feira de Produtos Orgânicos

 

A abertura oficial da Feira Vida Orgânica será às 18h do dia 28, tendo, em seguida, uma palestra sobre Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, com o bispo Dom Mauro Morelli. A proposta da feira é relembrar aquele costume de quando os próprios agricultores iam para a cidade vender os seus produtos. É isto que vai acontecer na Vida Orgânica, que vai promover a aproximação entre produtores de agricultura orgânica e consumidores.

 

Quem for até lá, vai ter a oportunidade de comprar diversos tipos de produtos, como frutas, hortaliças, legumes, verduras, conservas, doces, geléias, grãos, entre outros. E tudo com muita qualidade. “Os produtos orgânicos não possuem agroquímicos nem utilizam sementes transgênicas, o que os torna, além de ecologicamente corretos, mais saudáveis, saborosos e nutritivos”, conforme explica João José Passini.

 

Além de serem melhores para o consumo, os produtos orgânicos ajudam a recuperar o solo, tornando-o mais fértil e produtivo, pois a produção acompanha a perspectiva da biodiversidade, ou seja, o ritmo natural da natureza.

 

Na opinião de Passini, o preço que o consumidor paga por estes produtos é simplesmente o justo. “Ele vai comprar diretamente do produtor, e vai ter um produto de maior qualidade. Além disso, vai entender a noção de agricultura familiar, que são aquelas pessoas que produzem simplesmente para viver, não buscam altos lucros em cima dos produtos”, explica.