Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Vertedouro de Itaipu promove espetáculo para turistas
Tamanho da letra
28/10/2018

A chuvarada de outubro mudou o cenário da seca na bacia do Rio Paraná. Com a restrição operacional, em função das eleições nacionais do segundo turno, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), para garantir maior segurança ao sistema elétrico, houve, por consequência, redução na geração, ao mesmo tempo em que a usina teve um aumento de afluência. Resultado: sobrou mais água em Itaipu. A usina está vertendo desde sábado (27), às 21h. Espetáculo das águas que não se via há seis meses. Sorte para os turistas que visitam neste domingo (28) os atrativos da usina.

Pelo vertedouro passavam, na tarde de domingo, 1.171 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a quase a vazão média das Cataratas do Iguaçu. As comportas foram fechadas às 7h07 deste segunda-feira (29). O maior pico do vertimento ocorreu às 22h de sábado, com 1.178 metros cúbicos de água por segundo. Já o médio foi de 930 metros cúbicos de água por segundo.

A última vez que Itaipu verteu foi em março deste ano, mas por questões operacionais. Neste ano, Itaipu já produziu mais de 78 milhões de megawatts-hora ante 77 milhões de MWh no mesmo período de 2017.

É graças à mudança no tempo, do período de estiagem para o chuvoso, que a bandeira tarifária de energia elétrica, que estava vermelha até este mês, passará a amarela a partir de novembro.

.