Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Velejadores de Foz do Iguaçu vencem Regata Terra das Cataratas
Tamanho da letra
09/06/2015

Os jovens do Projeto Velejar é Preciso (Icli/Itaipu) dominaram o pódio nas classes Optimist e Laser (Radial e 4.7) na Regata Terra das Cataratas, neste final de semana. Mais de 50 velejadores de Foz do Iguaçu e de Posadas (Argentina) participaram da competição, promovida pelo Iate Clube Lago de Itaipu (Icli) em homenagem ao aniversário de 101 anos de Foz do Iguaçu.

O velejador Fábio Santa Cruz, que faz parte da seleção brasileira de Optimist, pela segunda vez no ano confirmou o favoritismo e conquistou o troféu de campeão geral da categoria. Gabriel Lopes ficou em segundo lugar, seguido de Luiz Henrique da Silva. A argentina Marina Ifrán venceu no feminino. Entre os estreantes, Eduardo Batista venceu no masculino e Ana Laura Maihack, no feminino. Na classe Laser 4.7, Andrey Godoy foi o campeão, Elizeu da Silva foi o vice e João Pedro Alves conquistou o terceiro lugar. Flávia Parizzotto venceu no feminino Radial, seguida de Jennifer Glasser e Gislaine dos Santos.

De acordo com Allan Godoy, coordenador técnico do Projeto Velejar é Preciso, as condições do vento foram excelentes para a competição, que teve disputas acirradas. “Os ventos colaboraram e exigiram mais habilidade técnica dos velejadores. Foi uma ótima oportunidade para avaliarmos a técnica dos nossos velejadores”, afirmou Godoy. “Além disso, também trocamos informações técnicas para aperfeiçoarmos a prática em nossas escolas de velas e buscarmos melhores resultados em competições de nossos países”, completou o técnico argentino, Nico Dasso.

O comodoro do Icli, Pedro Trémea, participou da premiação na tarde de domingo (7) e parabenizou os velejadores pela garra e determinação nas regatas. “Desejamos que todos continuem se dedicando aos treinos e buscando cada vez mais um melhor desempenho. Esperamos que seja o início de uma trajetória de conquistas para a vida de vocês”, disse Trémea.

Velejar é Preciso

O projeto social Velejar é Preciso conta com 120 jovens com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). O projeto já revelou atletas que representam Foz do Iguaçu e o Brasil em competições mundo afora.