Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Universidade aberta lança vestibular
Tamanho da letra
23/04/2008

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem um de seus pólos instalados no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Serão 50 vagas ofertadas para o curso de graduação de Tecnólogo em Gestão Pública, ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC).

 


PTI abriga um dos pólos da UAB
O curso tem duração de dois anos e as inscrições para o vestibular podem ser feitas via internet, pelo site www.cefetsc.edu.br. O prazo de inscrição vai até 25 de maio e a taxa é de R$ 40,00. O vestibular será realizado nos dias 22 e 23 de junho, em local ainda a ser definido.

 

Essa será a segunda turma do curso de Gestão Pública e a expectativa é de que a concorrência seja superior ao do vestibular do ano passado, que contou com 250 candidatos inscritos.

 

Histórico

 

A Universidade Aberta do Brasil é um projeto criado pelo Ministério da Educação para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior gratuito, por meio da oferta de cursos superiores na modalidade de ensino a distância. Para isso, a UAB reúne várias instituições públicas do setor educacional, responsáveis pelos pólos de ensino em todo o país. Atualmente são mais de 290 pólos espalhados por todo o país.

 

Em Foz do Iguaçu, a instalação da universidade surgiu após parceria entre a Prefeitura e o PTI. Além de contar com o curso de Tecnólogo em Gestão Pública, o pólo do UAB na cidade oferece, ainda, o curso de graduação em Letras – Espanhol, ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mais três cursos de pós-graduação: Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão Ambiental, promovidos pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e Saúde para Professores de Educação, oferecido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Atualmente, 332 alunos da UAB têm aulas no PTI. São 232 alunos matriculados nos três cursos de especialização e 100 alunos matriculados nos dois cursos de graduação. Por estar inserido na modalidade de ensino a distância, a vinda dos alunos ao pólo só é obrigatória nos dias em que estejam programadas videoconferências, aulas presenciais e avaliações. Todas as atividades, mesmo que a distância, são acompanhadas pelos tutores do pólo presencial e pelos professores das universidades responsáveis pelos cursos, o que garante a qualidade do ensino.