Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Último mês para ver a Exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado
Tamanho da letra
07/08/2014

A fotografia é uma das paixões de Gabriel Andrighi Bachinski, 17 anos, aluno da Escola Horácio Ribeiro dos Reis, de Cascavel. Ele não imaginava, no entanto, quando embarcou em um ônibus com destino a Foz do Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (7), que visitaria uma exposição do maior fotógrafo brasileiro.

Gabriel e outros 39 alunos, acompanhados de três professores da escola, integraram uma comitiva de Cascavel em visita à Terra das Cataratas, que incluiu a Itaipu Binacional e o Ecomuseu – o local da exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado.

Aberta oficialmente no dia 6 de junho, com a presença do próprio autor, a exposição fotográfica já foi visitada por mais de 8 mil pessoas em apenas dois meses. Para quem ainda não viu, é melhor correr: “Trabalhadores” permanece em cartaz até o dia 7 de setembro – ou seja, por apenas mais um mês.

“São fotografias que chamam muito a atenção e fazem a gente refletir”, disse Gabriel, com uma câmera na mão e o olhar atento para as imagens de Salgado. “Penso que essas pessoas [retratadas na mostra] trabalhavam muito e ganhavam pouco. Revela um sofrimento”, analisou.

Natália Anacleto, de 15 anos, nunca tinha ouvido falar em Sebastião Salgado e só visitara anteriormente uma única exposição do gênero, sobre os pioneiros de Cascavel. Ao se deparar com os trabalhadores de Salgado, fotografados em diferentes cenários do mundo, ficou impressionada.

“Acho que ele [o fotógrafo] mostra a realidade do trabalho, que é um trabalho muito sofrido”, comentou, ao lado das amigas Letícia dos Santos e Fernanda Luz. “Reflete também o mundo que a gente está vivendo, que é construir, construir, e é tudo pelo dinheiro. E a vida fica para trás”, completou.

O professor Márcio Antonio Júlio, que leciona Língua Portuguesa e Inglês e acompanhava o grupo, disse que a obra de Sebastião Salgado estimula o jovem a ver o mundo de outra maneira. “Muitos adolescentes pensam que tudo gira em torno deles. Mas essas imagens fazem [o aluno] refletir sobre o mundo que vivemos.”

Serviço
Exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado.
Local: Ecomuseu de Itaipu.
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 7 de junho de 2014 a 7 de setembro de 2014.
Horários: das 8h30 às 16h30, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, mediante apresentação de título de eleitor ou comprovante de residência.
Classificação indicativa: livre.

Como visitar
Mais informações sobre o turismo na Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).