Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
TV Brasil reapresenta o épico paranaense “A Saga”
Tamanho da letra
29/06/2015

O Paraná – e, em especial, Foz do Iguaçu – estará no ar a partir das 23 horas desta segunda-feira, 29. A TV Brasil e mais de 200 emissoras de todo o País reapresentam “A Saga”, um épico em 16 capítulos que conta a história da ocupação e colonização do Estado do Paraná.

Filmada em mais de 30 cidades do Paraná e Santa Catarina, “A Saga” conta com dezenas de atores do eixo Rio-São Paulo e profissionais paranaenses, além de mais de 5 mil figurantes e pessoal de produção. As filmagens começaram em 1999 e duraram 12 anos.

Para as gravações, em 2003 foi construída uma cidade cenográfica em Foz do Iguaçu, com 82 edifícios e cabanas, incluindo o Hotel das Cataratas, cuja primeira edificação era de madeira. Também foram construídas cidades cenográficas em Porto Mendes e em Cascavel.

A história

“A Saga” começa em 1541, quando o desbravador espanhol “Cabeza de Vaca” cruzou todo o território dos Campos Gerais e o exuberante Cânion do Guartelá até chegar às Cataratas do Iguaçu. A série narra a colonização do Estado como um todo, mas se detém também em outras fatos históricos de Foz do Iguaçu, como a visita de Santos Dumont às Cataratas e a passagem da Coluna Carlos Prestes por terras paranaenses.

Personagens da região de fronteira aparecem nas histórias, como Doutor Moisés Bertoni, Frederico Engel Rios, José Neves Formighieri,  Leonardo Wichoski,  Jorge Schimmelpfeng, Sandálio dos Santos, Francisco Natel de Camargo, Paschoal Roaro e Willian Barth, entre muitos outros.

Colonização

O roteirista e diretor Manaoos Aristides conta que o épico “retrata as histórias de muitas cidades importantes na colonização do Paraná. O que antes eram vilarejos, ou apenas lugarejos de passagens de tropas e tropeiros, constituem o marco verdadeiro da colonização e hoje são importantes cidades do interior: Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Pirai do Sul, Castro, Santa Helena, Tibagi, Cascavel, Guarapuava, Toledo, Marechal Rondon, entre tantas outras”.

No elenco, estão os atores Roberto Bomtempo (A Casa das Sete Mulheres/ Pantanal), Raimundo de Souza (Terra Nostra / Vidas Opostas), João Vitti (Éramos Seis/ Despedida de Solteiro/Um Só Coração), Valdir Fernandes (Mandacaru/ Grandes Sertões Veredas/Meu Pé de Laranja Lima), Gabriela Alves (Salsa e Merengue/ Tocaia Grande/ Mulheres de Areia), Denis Derkian (Duas Caras/ Ninho de Serpente/ Cara a Cara), Helio Zach (Vejo a Lua no Céu/Anos Rebelde),Munir Kanaan (O Profeta/Duas Cara/O Duelo) e Danilo Faro (Malhação/ Meu Cunhado).

 “A Saga” tem imagens de uma série de municípios paranaenses: Porto Mendes, Catanduvas, Ponta Grossa, Tibagi, Castro, Piraí do Sul, Porto União/SC, União da Vitória, Imbituva e as belezas dos campos gerais, Pinhão, Faxinal do Céu, Guarapuava, Campo Largo, Morretes e Antonina com a Mata Atlântica e o centro histórico, as praias de Shangri-lá e Pontal do Paraná e, na ultima etapa, Mandirituba.