Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Turistas poderão assistir ao vertimento da Itaipu com sol
Tamanho da letra
17/07/2015

Aos poucos, o nível do Rio Paraná, onde está instalada a usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, começa a normalizar. Já no Rio Iguaçu, onde ocorre o espetáculo das Cataratas, na fronteira com a Argentina, o volume das quedas d´água registrou um leve aumento, mas o risco de novas enchentes na região está afastado, por enquanto. Itaipu deve continuar vertendo. Com sorte, o sol poderá dar as caras por aqui. Não há previsão de chuva para Foz do Iguaçu no fim de semana.
    
De acordo com o último Boletim de Alerta Hidrológico divulgado pela Itaipu nesta sexta-feira (17), o nível do Rio Paraná recuou em alguns centímetros e está normal. Algumas chuvas leves foram registradas ao longo do reservatório. No Rio Iguaçu, o volume das Cataratas do Iguaçu atingiu 5.443 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), três vezes e meia acima do normal. Na Ponte da Amizade, o rio estava, às 15h, na cota 109,17. Normalmente a primeira casa é afetada no nível 110.61 m. A tendência é que o rio continue baixando gradativamente. As famílias ribeirinhas estão fora de perigo.
   
Desde segunda-feira (14), a Comissão de Cheia de Itaipu vem se reunindo e emitindo boletins diários sobre a situação hidrológica local. No lado paraguaio da fronteira, a Itaipu mantém um trabalho de apoio a famílias ribeirinhas que construíram moradias às margens do leito natural do Rio Paraná. Pouco mais de cinco casas teriam sido afetadas com o pico da cheia. No lado brasileiro da fronteira, nenhuma construção foi afetada pela chuva.
   
O nível dos rios Paraná, onde está instalada a usina de Itaipu, e no Iguaçu, onde acontece o show das Cataratas, estabilizou, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, respectivamente. O risco de novas enchentes na região está afastado, por enquanto. Itaipu deve continuar vertendo, mas em menor intensidade, mas com um componente a mais, o sol. A previsão é de tempo bom.
   
No lado paraguaio da fronteira, a Itaipu mantém um trabalho de apoio a famílias ribeirinhas que construíram moradias às margens do leito natural do rio Paraná. A maioria é área de invasão. Pouco mais de dez casas teriam sido afetadas, mas a tendência é que o rio abaixe nas próximas horas. No lado brasileiro da fronteira, nenhuma construção foi afetada pela chuva. Itaipu está operando normalmente na cota 220 metros acima do nível do mar.