Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Turismo: movimento de visitantes na Itaipu cresce 27% em junho
Tamanho da letra
04/07/2017
O movimento de turistas na margem brasileira de Itaipu cresceu 27,8% em junho. Foram 36.052 visitantes, ante 28.205 no mesmo período do ano passado. No semestre, o número chegou a 254.837, incremento de 2,17% em relação ao primeiro semestre de 2016.
 
Para baixar o arquivo em alta, clique na foto. Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
 
O balanço foi divulgado na noite desta segunda-feira (3) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), área responsável pela gestão do turismo na usina.
 
O passeio de Kattamaram pelo Lago Itaipu puxou o aumento da visitação. No mês, o salto foi de 97% na comparação com junho de 2016. No semestre, o aumento foi de 68%.
 
Centro de Recepção de Visitantes (CRV), espaço que concentra as saídas dos passeios de Itaipu: movimento cresce.
 
De acordo com o CTI, a promoção “Itaipu em Dose Dupla”, que oferece a Visita Panorâmica e o Kattamaram por preço especial, ajudou a atrair mais turistas para o passeio de barco.
 
Em números absolutos, a Visita Panorâmica continua a ser a mais procurada. Em junho, foram mais de 22 mil turistas, aumento de 19% em relação a igual período do ano passado; no semestre, o número chegou a 158,4 mil.
 
“Com a retomada da economia, a procura dos brasileiros por visitarem destinos dentro do País tem aumentado consideravelmente, o que refletiu neste aumento”, avalia Yuri Benites, gerente do CTI.
 
No Mirante Central, foto clássica em frente à estátua do Barrageiro - Homem de Aço. Espaço é o principal ponto de parada dos turistas.
 
Para a alta temporada de julho, mês de férias escolares, o CTI preparou uma série de ações para enfrentar a alta do movimento. A Visita Panorâmica, por exemplo, terá saídas a cada 15 minutos – o normal é uma saída a cada 30 minutos. No Circuito Especial, serão seis saídas diárias, com 40 visitantes atendidos em cada horário.
 
Já o Polo Astronômico passará a ter quatro saídas diárias e ganhará uma promoção exclusiva, chamada “Universo Itaipu”, na qual o turista ganha desconto de 50% no atrativo se adquirir também a visita Panorâmica ou o Circuito Especial.
 
Os visitantes que fizerem a Panorâmica ou o Circuito Especial terão ainda desconto de 10% no almoço no Porto Kattammaram.
 
Gratuidade para moradores da região
 
Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.
 
Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.
 
Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.
 
Cataratas do Iguaçu
 
No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, a visitação teve um aumento de 14% no semestre. Foram 775,5 mil turistas neste ano, ante 680 mil registrados no mesmo período do ano passado. A administração do parque avalia que, se for mantido esse ritmo, é forte a chance de quebra do recorde anual de visitação. O recorde foi registrado em 2015, quando 1,6 milhões de turistas visitaram o parque.