Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Trilha Jovem mostra resultados para empresários do turismo
Tamanho da letra
08/08/2007

Tudo o que os alunos que participam do projeto Trilha Jovem aprenderam nas áreas de Viagens e Turismo, Alimentos e Bebidas e Hospedagem será demonstrado no dia 14 para os empresários e representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu, na II Mostra de Excelência em Serviços Turísticos. O evento vai reunir os 218 alunos do projeto.

 

Promovida pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu, Instituto de Hospitalidade, Itaipu e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a mostra visa despertar o interesse dos empresários no projeto e apoio na proposta de inserção profissional dos jovens capacitados pelo programa.

 

O evento será realizado no Centro de Convenções e Exposições do Mabu Thermas e Resort, às 19h30, e foi planejado e organizado pela equipe gestora do Projeto Trilha Jovem e pelos alunos da Turma 2007, que se especializaram nas três áreas.

 

Vivência profissional

 

A II Mostra de Excelência em Serviços Turísticos marca o encerramento das atividades presenciais da Turma 2007 que, a partir de agora, começa a participar do processo de inserção profissional. Para isso, a equipe do Projeto Trilha Jovem está visitando as empresas do setor de turismo, com o objetivo de sensibilizá-las e apresentar os benefícios oferecidos com a participação no projeto.

 

A inserção de jovens nos quadros de colaboradores das empresas do setor de turismo (Alimentos e Bebidas, Hospedagem e Viagens e Turismo) traz diversos benefícios, pois esses jovens agregam valor e qualidade aos serviços prestados, já que foram capacitados de forma diferenciada. O projeto busca formar um profissional cidadão, não somente um prestador de serviços, baseado nas premissas da hospitalidade e do desenvolvimento sustentável.

 

Resultados

 

O Projeto Trilha Jovem foi criado em 2004, em Salvador, como uma proposta do Instituto de Hospitalidade (IH) para vencer dois desafios: a necessidade de inserção social e profissional de jovens oriundos de famílias de baixa renda e a necessidade de desenvolvimento sustentável do turismo. Em 2006, o Projeto ganhou novos rumos e ampliou sua área de atuação, formando parcerias e implantando novas turmas em novos destinos turísticos.

 

Em Foz do Iguaçu, o Projeto Trilha Jovem foi implantado em 2006 e capacitou 105 jovens. Desses, 34 já completaram a meta de inserção profissional, superando o período de três meses de atuação em atividades remuneradas.