Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Travel Mart Latin America volta a Foz do Iguaçu 12 anos depois
Tamanho da letra
14/05/2015

A presidente e CEO da William H. Coleman, Inc, empresa que organiza a Travel Mart Latin America (TMLA), já teve oportunidade de verificar o quanto Foz do Iguaçu mudou e melhorou desde a primeira edição do evento na cidade, em 2004. Irma Coleman foi só elogios, nesta quinta-feira (14), no Hotel Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, durante a assinatura do termo de compromisso para a realização da TMLA em 2016. “A estrutura de turismo é incrível”, elogiou, classificando ainda o Destino Iguaçu como “um espetáculo”.

A Travel Mart Latin America trará a Foz, em setembro do ano que vem, representantes de mais de 450 empresas compradoras (buyers), provenientes de países da Europa, Estados Unidos, China, Austrália, Israel e Japão, e cerca de 500 fornecedores (suppliers), representando agências de turismo, hotéis e empresas aéreas, entre outros, de países da América Latina, com exceção do México.

“Sonho”
Além das mudanças no Destino Iguaçu, a principal diferença entre o evento de 2004 e o de 2016 é que o primeiro foi resultado de negociações entre empresas privadas de Foz do Iguaçu e a William H. Coleman, Inc. Já o de 2016 foi negociado e concretizado pela Gestão Integrada do Turismo, com destaque para o Fundo Iguaçu, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhotéis).

“Este evento é o sonho de todos os países sul-americanos”, disse o coordenador local da TMLA 2016, Enio Eidt. Ele lembrou que, em 2016, o Brasil terá também as Olimpíadas, no Rio de Janeiro, o que dará ainda mais visibilidade aos destinos brasileiros. E prometeu empenho de todos para que a TMLA em Foz do Iguaçu supere as edições feitas em outros países. A edição de 2014 foi em Salta, na Argentina, e a deste ano será em setembro, na Cidade da Guatemala.

Estrutura
O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, afirmou que o número de hotéis e de restaurantes se multiplicou desde 2004. Hoje, disse, Foz do Iguaçu tem 27.500 leitos e mais de 400 hotéis identificados como turísticos. “Fora os bons hotéis e restaurantes que estão por vir”, acrescentou. Disse, ainda, que os diretores da William H. Coleman Inc. (além de Irma Coleman, veio a Foz também o vice-presidente da empresa, Manuel Cuevas) puderam comprovar, nesses dias que estão na cidade, “a maravilha de qualidade e de estrutura que o destino oferece”.

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, destacou que, de 2004 para cá, “nós nos consolidamos como um dos melhores destinos do Brasil para lazer, eventos, ecoturismo e compras”. E isso foi resultado direto da atuação da Gestão Integrada, com profissionalismo, ações planejadas e um plano anual de trabalho. “Nós projetamos uma nova imagem do destino e reposicionamos Foz do Iguaçu no mercado nacional e internacional”, afirmou.

Piolla garantiu que a Travel Mart será um sucesso. “Vamos vender muito bem o nosso destino”. Manuel Cuevas, vice-presidente da William H. Coleman, Inc, concordou que, depois de conhecer a cidade e seus atrativos, os participantes da TMLA vão fazer muitos negócios aqui mesmo. E, em seus países de origem, vão oferecer o Destino Iguaçu e “trazer seus clientes para cá”.

O secretário municipal de Turismo, Paulo Tremarin, elogiou as entidades pelo esforço em trazer a TMLA e prometeu todo o apoio, embora reconhecendo que a resposta do poder público é sempre “um pouco lenta”. “Mas somos mais uma ferramenta que, na medida do possível, virá colaborar para o desenvolvimento do turismo”,