Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Torneio de Arremesso de Celular terá mais de R$ 20 mil em prêmios
Tamanho da letra
18/09/2014

A 7ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular vai distribuir o equivalente a mais de R$ 20 mil em prêmios. Quem quebrar o recorde do torneio ganhará uma viagem para Porto Seguro (Bahia), com direito a acompanhante. Caso não tenha novo recorde, a viagem será sorteada entre os participantes. Cerca de 100 prêmios serão distribuídos na competição.

O torneio acontece no Gramadão de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no dia 28 de setembro. Em sua sétima edição, o campeonato consagrou a proposta principal: conscientizar as pessoas sobre a correta destinação final dos resíduos eletrônicos. Somando as três últimas edições, quando começou a arrecadação, 21 toneladas de resíduos tiveram o encaminhamento correto.

Em seis edições, 1.503 celulares foram para o ar, tornando o evento o maior desta categoria no mundo todo. Um total de 10 toneladas de alimentos foi arrecadado nas outras seis edições. Este ano, o Torneio recebe o apoio de mais de 80 empresas dos ramos de turismo, hotelaria, gastronomia, alimentos, educação e comércio.
    
Torneio mais interativo
    

Quem participar terá a opção de arremessar o aparelho antigo ou fazer bom uso dos celulares que ainda funcionam, tirando uma foto e colocando nas redes sociais. Neste ano, o torneio contará com sinal de wi-fi gratuito em toda área do evento.

“Queremos tornar o evento mais interativo”, conta o idealizador e coordenador do torneio, Gabriel Antonio Campos Neto, da área de segurança de Itaipu. “Vamos fotografar a pessoa arremessando e na hora colocar na página do torneio no Facebook”. Um drone também fará fotos aéreas do torneio.
Além do campeonato do celular, o Gramadão vai sediar no mesmo dia o 6º Mundial de Arremesso de Notebook e o 4º Mutirão de coleta de resíduos eletrônicos.
           
Calendário de eventos
      
De acordo com Gabriel, os torneios exigem pelo menos três meses de preparação e contam com o apoio de várias entidades. Dez outdoors já estão espalhados pela cidade para divulgar o torneio e os apoiadores. O campeonato, que já integra o calendário municipal de eventos, deve fazer parte do calendário estadual, em 2015.

“Este ano, já conseguimos 2.350 quilos de alimentos doados pelas empresas”, adianta Gabriel. A previsão é de arrecadar, até o final do evento, quatro toneladas de alimentos – o ingresso para participar é dois quilos de alimentos não perecíveis.

Cinco instituições de ensino já confirmaram a participação na apresentação de trabalhos dos alunos. A 9ª regional de saúde também terá um estande para dar orientações na área de atenção primária à saúde. O evento terá ainda exposição de carros usados e veículos elétricos e distribuição de mudas e de camisetas.
     
Como participar
     
As inscrições para os dois torneios (celular e notebook) poderão ser feitas na hora, no próprio Gramadão. Cada participante poderá levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer até dois arremessos. Quem não tiver celular pode usar os da organização do evento.

Para cada lançamento, o competidor deverá entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. No caso do notebook, são cinco quilos de alimentos para cada arremesso – também limitado a dois lançamentos.

As pessoas poderão também levar resíduos eletrônicos, que serão arrecadados e destinados de forma adequada. A coleta do lixo eletrônico já começa nos dias 26 e 27 na rede de postos Azteca e termina no dia 28, no Gramadão.