Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Tecnologia vai auxiliar multicurso
Tamanho da letra
10/04/2008

Ferramentas multimídia auxiliarão o desenvolvimento do projeto-piloto Multicurso Água Boa – Gestão de Bacias Hidrográficas – lançado esta semana em Medianeira, na região oeste do Paraná. Os recursos impressos e audiovisuais serão empregados em diferentes etapas de aprendizado.

 


Fundação Roberto Marinho, Itaipu e prefeitura
de Medianeira são parceiras na iniciativa
O material didático foi apresentado aos participantes do curso nesta quinta-feira, dia 10, durante as oficinas técnicas preparatórias, coordenadas por tutores e profissionais da Fundação Roberto Marinho. O Multicurso Água Boa é um programa de formação continuada elaborado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com Itaipu e apoio do município de Medianeira.

 

O projeto será aplicado inicialmente entre os meses de abril e junho, atendendo técnicos em meio ambiente, líderes comunitários e professores da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio) da rede pública.

 

O programa tem como meta capacitar as comunidades, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população através do uso sustentável das bacias hidrográficas e da educação ambiental. Sua estrutura segue o conceito de rede de aprendizagem cooperativa, permitindo, assim, a construção coletiva do conhecimento. Outra proposta é estendê-lo aos demais 28 municípios que formam a Bacia do Paraná III, depois da fase inicial de aplicabilidade em Medianeira.

 

Ambiente Virtual

 

A principal ferramenta aplicada em todo o cronograma de atividades será a internet, através do Ambiente Virtual, criado especialmente para auxiliar os alunos. A idéia é que o espaço possibilite a construção de uma rede de aprendizagem cooperativa via web e potencialize a comunicação do grupo.

 

“Será uma forma de interagirmos em tempo integral, mas também a oportunidade de trabalharmos a questão da inclusão digital das comunidades”, disse Rogério Ferreira, tutor do projeto e professor da Universidade Federal de Goiás, convidado pela Fundação Roberto Marinho e pela Itaipu para mediar os trabalhos.

 

Entre os participantes da primeira turma do curso em Medianeira, só dois nunca tiveram contato com informática. A grande maioria, portanto, está apta a repassar às comunidades conhecimentos tanto na área de educação ambiental quanto na de informática.

 

“Vou tentar ser uma mediadora do processo de aprendizagem dentro do meu meio social e auxiliar as pessoas que não tiverem nenhuma noção de informática”, ressaltou Estela Biassi, coordenadora pedagógica, da Secretaria de Educação de Medianeira.

 

Material de apoio

 

Para garantir a eficiência no acesso aos recursos do Ambiente Virtual, os alunos receberão hoje um guia que orienta sobre as funcionalidades do site. Eles devem ganhar ainda um guia que servirá de suporte de conteúdo ao fornecer informações gerais sobre as principais questões relacionadas à gestão de bacias hidrográficas.

 

“Estaremos em contato com o grupo praticamente o tempo todo com nossos técnicos, especialistas e professores”, reforçou Patrícia Carvalho, tutora do subgrupo dos professores e líderes comunitários. 

 

A turma também receberá outro caderno de roteiros com a intenção de orientar o trabalho dos professores, líderes comunitários e técnicos de meio ambiente ao longo das reuniões de grupo. O material oferece textos, questões para reflexão, dinâmicas e atividades que serão realizadas durante os encontros presenciais dos grupos, bem como as atividades individuais e a distância.

 

Dentro do caderno, serão dispostas fichas de ambiente e sociedade para experimentação no espaço de aprendizagem com textos curtos e simples. Neles, serão apresentadas propostas de atividades para os professores desenvolverem com os alunos.

 

O material de suporte será completo com um caderno de abordagem metodológica. O livro cumpre a função de apresentar o programa, seus objetivos, suas opções metodológicas e seu funcionamento.