Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Subsecretário-geral da ONU inaugura unidade que sediará atividades do acordo entre Itaipu e Undesa
Tamanho da letra
16/05/2018
O subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, está em Foz do Iguaçu nos dias 16 e 17 de maio, para participar da inauguração da unidade que vai sediar as atividades da parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia. O acordo reúne o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa) e a Itaipu Binacional e foi firmado no último dia 7 de março, na sede da ONU, em Nova York. A unidade funcionará no Centro Internacional de Hidroinformática da margem direita (paraguaia) da Itaipu.
 
O objetivo da parceria é promover de forma coordenada os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 6 e 7 (água e energia, respectivamente), que compõem a Agenda 2030. A ideia é que a iniciativa se torne uma rede global para tratar de temas relacionados ao nexo água-energia de forma sustentável, com um grande número de membros de todas as regiões, incluindo governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais. A meta principal é que essa aliança estabeleça uma plataforma para que partes interessadas de todo o mundo incrementem suas capacidades e sinalizem um compromisso de alto nível para a implementação dos ODS 6 e 7 de forma holística.
 
A parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia pretende construir capacitações, diálogos e cooperação para promover o desenvolvimento sustentável. Também pretende identificar pontos-chave e oportunidades para integração, e trabalhar colaborativamente para direcionar ações para abordar esses temas, tais como o compartilhamento de boas práticas, capacitação e promoção de inovações específicas através de cooperação internacional.