Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Standard & Poor's reafirma avaliações positivas de Itaipu
Tamanho da letra
03/07/2015

A agência Standard & Poor's Ratings Services reafirmou, na quarta-feira (1º), pela quinta vez consecutiva, a classificação ‘brAAA’ da Itaipu Binacional na Escala Nacional Brasil, 'BBB-' em moeda estrangeira e 'BBB' em moeda local na escala global. A análise foi feita após a publicação do balanço anual 2014 da empresa e confirma a posição estável da Itaipu em relação a indicadores de risco. O perfil de crédito individual (SACP, ou stand-alone credit profile) de Itaipu permanece 'bb+'.

O rating é uma avaliação feita sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros. A avaliação brAAA é a melhor da Escala Nacional. “A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Itaipu continuará desempenhando um papel fundamental no setor de eletricidade brasileiro, dispondo, assim, de suporte extraordinário do governo, caso necessário”, informou a agência.

Para a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, o resultado é reflexo de uma gestão equilibrada e coerente. “É uma avaliação que recebemos com muita satisfação, pois reforça a importância da excelência na gestão financeira e na gestão técnica para ter a melhor produção de energia com bons resultados financeiros”, avaliou.

Ainda segundo a agência, a seca prolongada reduziu a produção de energia da empresa em 2014, no entanto, Itaipu não possui exposição ao risco hidrológico, o que proporciona estabilidade e previsibilidade de receitas. “Nesse contexto, avaliamos a vantagem competitiva da empresa como ‘excelente’, garantindo a estabilidade e previsibilidade de sua geração de fluxo de caixa e a amortização de sua dívida até o vencimento, em 2023”, informa a S&P.

O relatório informa também que a perspectiva do rating para os próximos anos permanece estável. “A usina continuará se beneficiando do suporte demonstrado pelo governo brasileiro. O rating da entidade poderia ser rebaixado caso houvesse uma ação similar nos ratings de crédito soberano do Brasil”, aponta.